Médico de Brasília assumirá cadeira na Abrasci
Flavio Cadegiani vai assumir a cadeira que era do médico endocrinologista Marcello Bronstein, que faleceu em novembro do ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
O médico endocrinologista de Brasília Flavio Cadegiani será nomeado, nesta sexta-feira (15/9), como membro da Academia Brasileira de Ciêncis, Artes, História e Literatura (Abrasci).
Cadegiani assumirá a cadeira que era de Marcello Bronstein, que morreu em novembro de 2022. O evento será realizado na Câmara dos Deputados, às 14h30.
“O professor Marcello Bronstein já recebeu o maior reconhecimento do mundo na área da endócrino, que foi uma honraria da Associação Americana de Endocrinologia, que é a The Endocrine Society. Só pouquíssimos brasileiros já receberam esse reconhecimento. Então, me sinto muito lisonjeado em ser nomeado e farei o meu melhor para continuar produzindo cientificamente com ética e rigor”, disse Cadegiani.
A Abrasci foi criada em 1910. Naquela época, porém, era apenas a Academia Brasileira de História. A partir da década de 1980, tornou-se Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Recentemente, atendendo aos pedidos de membros e conselheiros para expandir os segmentos, a entidade incluiu as cadeiras de Ciências e Literatura.
Desde então, ocuparam a presidência da Abrasci os seguintes nomes: Júlio Elito, Gunter Fischer, Roberto Oropalo e o Professor Michel Chelala, tendo em seu colegiado acadêmico nomes como o psiquiatra e escritor Augusto Cury e o cantor Sergio Reis.