metropoles.com

Manoel de Andrade é eleito corregedor do TCDF após renúncia de investigada

O conselheiro assume o cargo no lugar de Anilcéia Machado, que renunciou ao cargo devido licença médica e por ser alvo da Operação Pacare

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TCDF/Divulgação
Conselheiro Manoel de Andrade
1 de 1 Conselheiro Manoel de Andrade - Foto: TCDF/Divulgação

O conselheiro Manoel de Andrade é o novo corregedor do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).  Manoelzinho foi eleito em sessão ordinária virtual, nesta quarta-feira (16/6). Ele assume o cargo imediatamente e tomou posse na sessão que o elegeu. O mandato tem duração até o dia 31 de dezembro de 2022.

Manoel de Andrade assume o cargo para o biênio 2021/2022 após a conselheira Anilcéia Machado renunciar, na semana passada. Ao anunciar a saída da função, Anilcéia alegou que está de licença para tratamento médico e citou a investigação da Polícia Federal, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), da qual é um dos alvos.

Manoel de Andrade está no TCDF há 21 anos. O conselheiro atuou como deputado distrital e secretário de Administração do DF.

Conhecido como Manoelzinho do Táxi, em razão da profissão que exerceu no passado, o conselheiro foi presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários do DF e vice-presidente da Federação Nacional dos Condutores Autônomos e Transportadores Autônomos de Bens.

Absolvido

No último dia 2 de junho, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu Manoel de Andrade da acusação de prevaricação. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) processou o conselheiro por reter, por um ano, um processo sobre transferências de permissões de táxi. Para o MPDFT, Manoelzinho atuou de forma ilícita em diversos processos a fim de favorecer a emissão de permissões outorgadas pelo DF para a prestação do serviço de táxi.

A Corregedoria do TCDF tem atribuição, por exemplo, de apurar infrações de dever funcional e contribuir para o alcance das metas estipuladas nos planos institucionais. São atribuições do corregedor, entre outras: instaurar sindicâncias e processos administrativos para apurar falta grave ou invalidez de servidor do Tribunal; receber e processar reclamações contra os membros do Plenário e os servidores do Tribunal.

Além disso, o corregedor auxilia o presidente nas funções de fiscalização e supervisão da ordem e da disciplina do Tribunal e de seus Serviços Auxiliares, propondo providências para acabar com irregularidades porventura constatadas. No cargo, o corregedor pode ainda propor ao presidente a adoção de medidas para o aperfeiçoamento do controle sobre o andamento dos processos, a fim de evitar excesso injustificado de prazos ou a excessiva duração do processo.

Apuração

A PF deflagrou a Operação Pacare em 26 de maio deste ano. Policiais fizeram buscas no gabinete e na casa de Anilcéia, no Lago Norte. O STJ expediu os mandados de busca e apreensão, além de determinar a quebra dos sigilos bancário e fiscal da conselheira.

A investigação apura possíveis crimes praticados durante apreciação, pela Corte de Contas local, de contratos da Secretaria de Saúde do DF que ocorreram entre 2013 e 2015, com a Look Indoor. Anilcéia Machado era presidente do TCDF à época.

Em outra frente, policiais buscam provas sobre possível troca de informações, intermediação e manipulação na distribuição de processos, dentro do TCDF, referentes à Operação Falso Negativo. Essa ação, deflagrada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), denunciou irregularidades na aquisição de testes para detecção da Covid-19. Em razão da investigação, foram presos o secretário de Saúde à época, Francisco Araújo Filho, e outros gestores dessa pasta distrital.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?