Major da PMDF preso teria facilitado invasão do STF. Veja imagens
A Polícia Federal prendeu quatro policiais militares no âmbito da investigação sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos presos na quinta fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (7/2), é investigado por supostamente ordenar o recuo de policiais militares e, assim, facilitar a invasão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 8 de janeiro de 2023.
O major Flávio Silvestre de Alencar seria o homem que desce de uma viatura da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ordena a retirada do Batalhão de Choque na lateral do Congresso Nacional, de modo a liberar o acesso de extremistas ao STF.
A ação foi filmada por câmeras de segurança do STF. Veja:
A Operação Lesa Pátria visa identificar participantes, financiadores e fomentadores dos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.
Na data, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por extremistas, que promoveram violência e dano generalizado às sedes dos Três Poderes.
Os quatro mandados de prisão preventiva e temporária cumpridos pela PF nesta terça-feira tinham como alvo policiais militares. Eles são investigados pela atuação no dia dos atentados terroristas.
Saiba quem são os presos:
- Coronel Jorge Eduardo Naime — Ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)
- Capitão Josiel Pereira César — Ajudante de ordens do comando-geral da PMDF
- Major Flávio Silvestre de Alencar — Investigado por liberar o acesso dos extremistas ao STF
- Tenente Rafael Pereira Martins
Vídeos
Uma série de imagens, em diferentes ângulos, mostram PMs parados diante da ação dos extremistas, que culminou na depredação dos prédios dos Três Poderes. Pelos vídeos, os manifestantes não sofreram tentativa de contenção por parte da Polícia Militar do Distrito Federal.
No dia 26 de janeiro, o interventor da União na Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli, anunciou que a Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) abriu o sexto Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar a falta de ação da força de segurança contra bolsonaristas que depredaram o STF.
Assista: