metropoles.com

Lula vai enviar reajuste das forças de segurança e vetar FCDF no arcabouço, diz senador

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) se encontrou com o presidente da República, na noite desta segunda-feira (5/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula e Izalci (2)
1 de 1 Lula e Izalci (2) - Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

Após encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite desta segunda-feira (5/6), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que Lula disse não ter “nenhuma dificuldade em vetar ou retirar o Fundo Constitucional do arcabouço fiscal”.

Todo o cenário político do DF está mobilizado contra a inclusão do FCDF no limite de crescimento anual previsto pelo novo regime fiscal, que substituirá o teto de gastos do governo federal. É que, conforme o texto do relator na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP-BA), o Fundo poderá ser reajustado somente em até 2,5% ao ano, mais a inflação.

“O presidente disse que não tinha nenhuma dificuldade em vetar ou retirar o Fundo Constitucional do texto do arcabouço. Então, nós temos duas opções: ou retirar e votar para a Câmara, com acordo para manter o texto do Senado, ou até mesmo votar a matéria com compromisso de veto e manutenção do veto. E é o que nós queremos”, afirmou Izalci.

Reunião do presidente Lula com líderes e o senador Izalci (PSDB-DF)

Segundo o senador do DF, outro tema da reunião foi o reajuste das forças de segurança da capital do país. O Governo do DF pediu autorização para aumento de 18% em uma única parcela. Na semana passada, integrantes do governo sugeriram dar o aumento em três parcelas anuais, o que foi rechaçado pela bancada do DF e servidores.

Izalci disse que o líder do governo no Congresso também presente na reunião dessa segunda-feira, senador Randolfe Rodrigues, recebeu orientação para encaminhar projeto de lei com o reajuste das forças de segurança com os 18%.

“Isso ficou claro: o presidente perguntou se havia alguma questão orçamentária, a gente disse que não. O próprio Randolfe já recebeu orientação do governo de encaminhar o PLN com os 18%”, declarou. Veja:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?