metropoles.com

Lula vai assinar PLN do reajuste das forças de segurança do DF

Lula marcou para as 16h desta quarta-feira a assinatura do projeto de lei que autoriza o reajuste salarial de policiais e bombeiros do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Lula lê papel em cerimônia no Palácio do Planalto- Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula lê papel em cerimônia no Palácio do Planalto- Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai assinar, na tarde desta quarta-feira (28/6), o projeto de lei que permite o reajuste salarial das forças de segurança do Distrito Federal. A cerimônia de assinatura do PLN está marcada para as 16h, no 3º andar do Palácio do Planalto.

O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB), disse que o PLN será enviado ao Congresso e deve ser analisado na próxima semana. Se aprovado o PLN que autoriza o aumento, o presidente da República deverá publicar medida provisória para aplicar, de fato, a recomposição.

4 imagens
PLN foi assinado na tarde de 28 de junho de 2023
Políticos acompanharam o evento
Lula com PLN de reajuste das forças de segurança
1 de 4

Lula assina projeto de lei que abre espaço no orçamento para reajuste de 18% das forças de segurança do DF

Pedro Henrique Jannuzzi
2 de 4

PLN foi assinado na tarde de 28 de junho de 2023

Pedro Henrique Jannuzzi
3 de 4

Políticos acompanharam o evento

Pedro Henrique Jannuzzi
4 de 4

Lula com PLN de reajuste das forças de segurança

Divulgação/Sinpol-DF

Wellington afirmou que foi acordada com o governo federal a aplicação de aumento salarial de 9% ainda em 2023 e mais 9% em janeiro de 2024. A expectativa é que a primeira parcela seja aplicada de forma retroativa a 1º de julho.

No plenário do Senado, o senador Izalci Lucas (PSDB) disse que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) irá se reunir no próximo dia 6 de julho e poderá debater a matéria. “Espero que possamos aprovar na CMO e, na sequência, pautar no Congresso para que [as forças de segurança] possam receber o reajuste a partir de julho e a outra parcela em janeiro”, afirmou.

Recomposição

É a União quem paga as despesas da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Por isso, qualquer reajuste no salário dos policiais e bombeiros deve ser aprovado pelo Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

O Governo do DF, que faz a gestão das forças de segurança, pediu recomposição de 18% em uma única parcela. O governo federal propôs pagar em três parcelas anuais: 9% em julho de 2023, 4,5% em janeiro de 2024 e 4,5% em janeiro de 2025. A sugestão foi rechaçada pela bancada do DF.

Segundo a análise técnica do Governo do DF, o aumento de 18% para os policiais civis, militares e bombeiros terá impacto anual de, aproximadamente, R$ 1,5 bilhão.

De acordo com o GDF, o incremento não terá impacto para a União e pode ser comportado dentro do atual orçamento do Fundo Constitucional do DF (FCDF), que custeia a segurança da capital federal. Em 2023, o FCDF tem verba de R$ 23 bilhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?