metropoles.com

Governo Lula assina MP que dá reajuste salarial para policiais e bombeiros do DF

Reajuste médio de 18% será pago em duas parcelas: a primeira, a partir da publicação da medida provisória; a segunda, em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Viaturas da PMDF com policiais militares ao lado
1 de 1 Viaturas da PMDF com policiais militares ao lado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), assinou, nesta terça-feira (18/7), a medida provisória (MP) que concede reajuste médio de 18%, em duas parcelas, para policiais civis, policiais militares e bombeiros do Distrito Federal.

A incorporação da primeira parcela de 9% em média, ocorrerá a partir da publicação da MP, prevista para esta terça-feira (18/7), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A segunda, de mais 9%, será aplicada em 2024.

Nessa manhã, o ministério havia divulgado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha assinado a MP. No entanto, Lula está em Bruxelas e quem editou a medida foi o vice, que está no exercício da presidência.

Inicialmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) pediu que o aumento fosse concedido em parcela única. A solicitação partiu da então governadora interina, Celina Leão (PP), em fevereiro.

Quatro meses depois, o governo federal apresentou proposta para a recomposição em três parcelas anuais, a partir de 2023. No entanto, a sugestão foi rechaçada pela bancada do DF no Congresso Nacional, bem como por representantes dos policiais e dos bombeiros.

Posteriormente, o governo federal fechou acordo para conceder o aumento às forças de segurança do DF em duas parcelas: a primeira, em julho de 2023; a segunda, em janeiro de 2024.

Policiais civis, PMs e bombeiros do DF reclamavam da defasagem salarial acumulada. O reajuste mais recente — de 8% nos salários da Polícia Civil e de 25% na gratificação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros — havia sido concedido três anos atrás.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?