“Lojas precisam ser fechadas”, pede família da 48ª vítima de Covid-19 no DF
O vendedor Ivan Pereira dos Santos, de 45 anos, teria sido infectado no comércio em que trabalhava, em Taguatinga. Parentes acionaram MPDFT
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 45 anos, o vendedor Ivan Pereira dos Santos foi a 48ª pessoa a perder a vida em decorrência do novo coronavírus no Distrito Federal. Morador de Taguatinga, ele estava internado no Hospital Santa Marta, na mesma cidade. O óbito ocorreu na terça-feira (12/05), mas o registro oficial só se deu na manhã desta quinta-feira (14/05).
De acordo com familiares, Ivan teria sido infectado na loja em que trabalhava. O comércio de autopeças em Taguatinga está de portas abertas. O decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) que restringe as atividades comerciais durante a pandemia de Covid-19 inclui os estabelecimentos que fornecem itens para veículos na lista de exceções.
Sobrinha de Ivan, a cantora Flávia Rufino afirma que, além do tio, outros funcionários estão doentes. “São cinco pessoas com o novo coronavírus. Estamos muito preocupados. Achamos que a loja precisa fechar ou mais gente infelizmente vai morrer”, pontuou.
Os familiares denunciaram o caso ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Eles pedem que sejam tomadas providências a fim de se evitar a disseminação de Covid-19 nos estabelecimentos que estão abertos e a manutenção da restrição de funcionamento do comércio. “As lojas do DF precisam ser fechadas”, enfatizou a sobrinha da vítima. O decreto que estabelece restrições ao comércio da capital do país tem validade até a próxima segunda-feira (18/05).
Filho
O filho mais velho do vendedor também foi contaminado. O jovem de 18 anos está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Ele soube da morte do pai pelo celular e não pôde acompanhar o sepultamento.
“É muito doloroso. O enterro é algo inexplicável, muito triste. Só cinco pessoas estavam presentes. Os coveiros deram instrução para todos ficarem a uns 60 metros de distância. O caixão de zinco lacrado. Era um homem honrado, íntegro, trabalhador”, salientou Flávia.
Ivan tinha diabetes tipo 2 e hipertensão. “Ele foi direto para a UTI. Infelizmente, por conta das comorbidades, foi tudo muito rápido. O pulmão foi comprometido e ele não resistiu”, relatou a sobrinha da vítima.
A morte de Ivan entrou para a estatística oficial de óbitos provocados pelo novo coronavírus da Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira (14/05). No painel da pasta, constam 49 mortes. Entretanto, de acordo com o Boletim Cieves, uma dessas ocorrências pertence ao estado de Goiás. A vítima residia no Entorno, no Novo Gama, mas foi atendida e faleceu em hospital do DF.
Na quarta-feira (13/05), foram registradas duas mortes em decorrência da Covid-19: de uma moradora do Guará de 92 anos e de um homem de 72 anos que residia em Ceilândia.
O Metrópoles tentou entrar em contato com a loja Comando Autopeças, mas as ligações não foram atendidas. O espaço permanece aberto para manifestações.