Local destinado a apoiadores de Bolsonaro, Esplanada é fechada para veículos
O acesso de veículos na Esplanada foi interrompido aproximadamente uma hora antes do encerramento da votação do 2º turno das eleições
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu fechar a Esplanada dos Ministérios, na tarde deste domingo (30/10) para veículos. Há expectativa de que apoiadores do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), se concentrem no local a partir das 17h, para acompanhar a apuração dos votos.
A via teve o trânsito interrompido por volta de uma hora antes do encerramento da votação do 2º turno das eleições. Inicialmente, a SSP havia informado que a Esplanada ficaria aberta. Mas o planejamento foi alterado após avaliação de gestão estratégica da pasta.
O trânsito na Esplanada está fechado a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até a L4. A Praça dos Três Poderes está fechada desde cedo. A movimentação será acompanhada em tempo real por 29 órgãos e agências dos governos distrital e federal. Eles integram o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
“Como em todas as operações com esse grau de sensibilidade e importância, foi acionado, no Ciob, o gabinete de gestão estratégica, que é composto por gestores da SSP/DF, do alto comando das forças de segurança e de setores estratégicos do governo local e federal, repetindo o modelo do primeiro turno e formato adotado em grandes eventos”, informou a SSP-DF.
Ocorrências
Durante a tarde deste domingo, um eleitor foi levado à Polícia Federal após usar o celular para registrar o voto, em Samambaia (DF).
Já em Santa Maria, uma mulher registrou ocorrência porque disse que não votou, mas o presidente da seção informou a ela que o voto já tinha sido computado. Em São Sebastião, um homem foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.
Pela manhã, foram registrados seis casos referentes a crimes eleitorais.