Lives exibem aulas de saúde física e mental. Secretários entram no tatame para incentivar servidores
Projeto da Secretaria de Economia do DF promove lives com profissionais a fim de melhorar qualidade de vida dos funcionários públicos
atualizado
Compartilhar notícia
Não anda fácil para ninguém manter o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito. E é raro que essa seja uma preocupação dentro do ambiente de trabalho. Mas esse propósito virou meta em uma das repartições públicas do governo local. A Secretaria de Economia do DF lançou um programa com a intenção de melhorar a qualidade de vida dos servidores. Em tempos de pandemia, as aulas e palestras são transmitidas por meio do canal da pasta no YouTube. Qualquer pessoa pode assistir (confira programação no final da matéria).
Durante a semana, o público tem acesso à programação, que aborda temas variados do desenvolvimento humano. Às 18h das segundas-feiras, por exemplo, é transmitido o Tempo de Refletir, que conta sempre com um especialista trabalhando algum assunto sobre saúde mental. Já às 9h das sextas-feiras, o canal da secretaria no YouTube transmite, ao vivo, o Momento de Paz. O programa trata das questões espirituais, com abordagem ecumênica.
O projeto de qualidade de vida tem oferecido, diariamente, a partir das 7h, aulas de artes marciais, com mestres de Taekwondo e Arnis Kali.
“As artes marciais têm um valor que transcende a questão do corpo. São a junção do físico, da mente e do espírito. Nunca esse equilíbrio foi tão necessário”, disse André Clemente, secretário de Economia do DF e idealizador do projeto. Ele considera que o servidor com acesso a boas condições de trabalho tende a prestar um serviço melhor para o público.
“Todos precisamos de atenção, de cuidado no ambiente funcional. E o projeto é aberto. Mas queremos impactar, especialmente, aqueles trabalhadores que lidam com o público. Esses precisam de cuidado permanente. Porque o bem-estar deles refletirá no bem-estar do grupo”, avaliou o secretário. André Clemente é faixa preta em Karatê, Taekwondo e Full Contact.
Estrutura
Dois professores foram contratados para ministrar as aulas de artes marciais. As técnicas são gravadas no 9º andar do anexo do Palácio do Buriti, e a iniciativa ganhou o nome de Academia Buriti. O projeto tem um custo fixo de R$ 10 mil.
No dia 8 de julho, uma das atrações mais festejadas do programa foi a apresentação do pastor Claudio Duarte, que debate, com humor e leveza, assuntos do cotidiano, como relacionamento e religião.
Nessa quarta-feira (19/8), André Clemente (da Economia) e os secretários de Saúde, Francisco Araújo, e da Mulher, Ericka Filippelli, participaram da live com o mestre Dada Inocalla. Durante a apresentação, os gestores deram o exemplo de como aplicar as técnicas de defesa pessoal repassadas pelo professor.
Programe-se
O professor Kwame de Mello dará aula de treino funcional às 7h desta sexta-feira (21/8). Para acompanhar, basta clicar no link do canal da Secretaria de Economia.
O youtuber Deive Leonardo, que se apresenta como dono do maior canal de pregação individual do mundo, vai participar do Momento de Paz nesta sexta-feira, às 9h. Ele tem 4 milhões de inscritos no YouTube e 6,9 milhões de seguidores no Instagram.
O médico psiquiatra Carlos Guilherme Figueiredo vai falar sobre cuidados relativos à saúde mental durante a pandemia na próxima quarta-feira (26/8), às 15h.