metropoles.com

Liminar mantém adicional noturno de policiais penais do DF

A desembargadora Maria de Lourdes Abreu atendeu pedido do Sindpol-DF para suspender circular que corta benefício de comissionados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Policiais penais do DF
1 de 1 Policiais penais do DF - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Maria de Lourdes Abreu concedeu liminar para suspender uma circular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) que corta o adicional noturno de servidores ocupantes de cargos comissionados.

Em decisão publicada nesta quinta-feira (12/8), a magistrada disse que a legislação prevê pagamento de adicional noturno para funcionários públicos que desenvolvem atividades das 22h às 5h, e não há exceção para servidores em cargos comissionados.

“Por outro lado, considerando que o adicional noturno é verba que compõe o salário dos servidores, portanto, possui natureza alimentar, a suspensão do pagamento determinada na folha de pagamento do corrente mês caracteriza indubitável lesão grave ou de difícil reparação”, escreveu.

A decisão atende a um pedido do Sindicato dos Policiais Penais do DF (Sindpol-DF). A entidade informou que a Circular nº 39/2021 prevê o corte da rubrica do adicional noturno a partir do contracheque de agosto.

O Sindpol-DF alegou que o ato da secretaria é ilícito, “tendo em vista que a referida verba visa compensar o desgaste biológico, familiar e social sofrido em razão do exercício da atividade no período noturno”.

Advogada do Sindpol-DF, Yara Ireland alegou que o requisito para o adicional é apenas o exercício do trabalho noturno. “Tolher tal compensação dos servidores pelo fato de exercerem cargo de confiança é uma medida que ignora os danos decorrentes do trabalho noturno e cria uma exceção não prevista em lei”, avaliou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?