metropoles.com

Liminar do STF suspende eleição da Mesa Diretora da Assembleia de Tocantins

O ministro Dias Toffoli suspendeu a eleição, que ocorreu já em 2023, da Mesa Diretora para o biênio de 2025 a 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Chegada das autoridades à cerimônia de posse da ministra Rosa Weber a Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça 7
1 de 1 Chegada das autoridades à cerimônia de posse da ministra Rosa Weber a Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça 7 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli suspendeu a eleição, ocorrida em fevereiro de 2023, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Tocantins para o biênio de 2025 e 2026.

Toffoli expediu, nesta quinta-feira (25/5), a liminar requerida pelo PSB. O partido acionou a Suprema Corte após os deputados estaduais elegerem, de uma só vez, duas Mesas Diretoras: uma para o biênio de 2023 e 2024 e outra para os dois anos seguintes da legislatura. A eleição ocorreu em 1 de fevereiro de 2023.

Toffoli considerou que “a Mesa Diretora do segundo biênio eleita no início da legislatura pode não vir a refletir as forças políticas majoritárias presentes no início do respectivo mandato, o que vulnera o ideal representativo”.

Além de derrubar a eleição, o magistrado suspendeu a eficácia da expressão “para os dois biênios subsequentes”, inserida na Constituição do Estado de
Tocantins por meio da Emenda Constitucional 48/2022.

Advogado do PSB, Rafael Carneiro disse que “a liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli reconhece que as eleições para a Mesa Diretora do Poder Legislativo precisam ser contemporâneas ao início da gestão”.

“Em respeito ao princípio democrático, os procedimentos eleitorais devem refletir o sentimento e conjunturas atuais da Casa Legislativa. Antecipar as eleições em dois anos incentivaria, na prática, a perpetuação de um mesmo grupo político no poder, e enfraqueceria a capacidade dos parlamentares e da população de exercer o controle e a fiscalização sobre os membros da Mesa Diretora”, pontuou.

O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) é o atual presidente da Assembleia Estadual de Tocantins. Ele permanece no cargo.

O que cai com a liminar de Toffoli é a eleição de Leo Barbosa (Republicanos) para o segundo biênio da atual legislatura. Ele assumiria o cargo de 2025 a 2026. Leo Barbosa é filho do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?