metropoles.com

Liga dos Blocos de Brasília pede Carnaval fora de época no DF

Blocos do Distrito Federal chancelam a decisão do governador Ibaneis Rocha de suspender festas de Carnaval, mas pedem ajuda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Carnaval
1 de 1 Carnaval - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília emitiu, nesta sexta-feira (7/1), uma nota oficial em que chancela a decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de cancelar os eventos públicos e privados do Carnaval de 2022.

Ibaneis confirma cancelamento das festas de Carnaval no DF

Segundo a entidade, o momento é de cautela, por causa da variante Ômicron e do vírus influenza H3N2. A liga disse que o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, “sempre deixou evidente que seria quase impossível a realização da festa de magnitude do Carnaval no DF em 2022, devido aos números da Covid-19”.

3 imagens
O DF segue o exemplo de várias capitais que cancelar a festa em 2022
Carnaval de Brasília está entre os mais buscados do Brasil; diz Google
1 de 3

Ibaneis Rocha decidiu suspender a folia no DF diante do aumento da taxa de transmissão da Covid-19

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
2 de 3

O DF segue o exemplo de várias capitais que cancelar a festa em 2022

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
3 de 3

Carnaval de Brasília está entre os mais buscados do Brasil; diz Google

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

A Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília defende que o Carnaval seja realizado fora de época, assim que o controle sanitário estiver sanado.

“A cadeia produtiva direta e indireta do Carnaval emprega milhares de profissionais a cada ano. Portanto, será muito difícil para toda essa categoria ficar novamente sem a realização do maior evento de Brasília. Nos últimos anos, antes da pandemia, o Carnaval dos blocos tradicionais já levava mais de 1 milhão de pessoas para as ruas do DF durante a folia”, afirmou.

Segundo a organização, “é importantíssimo que o GDF apoie e destine recursos para socorrer o setor, que corre o risco de ficar mais um ano parado”. “O Carnaval movimenta agentes culturais como músicos, oficineiros, passistas, intérpretes de Libras, trabalhadores na área de luz, som, segurança, limpeza; movimenta diversos setores tais como: turismo, transporte, fantasias, alimentação e de bebidas etc. A atividade carnavalesca já é, há muito tempo, uma realidade da economia do Distrito Federal”, concluiu.

O DF junta-se a pelo menos 10 capitais brasileiras que cancelaram o Carnaval de rua em 2022. Festas tradicionais, como as dos blocos de rua do Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA), não ocorrerão neste ano.

Contrários

Produtores de eventos da capital federal pedem que Ibaneis reavalie o cancelamento do Carnaval. Para Bruno Sartório, um dos sócios do grupo R2, a decisão de cancelar as festas – inclusive o Carnaval no Mané – deveria ser adotada com mais cautela.

“Nosso desejo é que medidas drásticas sejam tomadas com mais cautela e baseadas, sim, em dados preocupantes e sólidos, como a vida das pessoas. E ainda não temos esses dados. O Carnaval só será daqui a 45 dias”, afirmou Sartório.

A Associação das Agências de Viagens do Distrito Federal (Abav) e o Sindicato de Turismo do DF (Sindetur) também se pronunciaram contra a medida.

“Nunca tivemos dúvidas de que a saúde das pessoas deve vir em primeiro lugar. A nossa proposta é que aguardemos evidências técnicas e científicas mais amplas sobre o tema para auxiliar a cidade numa melhor tomada de decisões”, diz nota conjunta das entidades.

A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) considera que a suspensão do Carnaval em importantes capitais é prematura.

“A retomada dos eventos de cultura e entretenimento é um processo que está em andamento em todo o país, de acordo com os índices epidemiológicos de cada região. Nos últimos meses, várias atividades foram realizadas de forma segura, seguindo protocolos sanitários, sem que houvesse influência no número de casos de Covid-19. Dessa forma, a Abrape considera precipitado e prematuro o cancelamento de eventos que obedecem aos cuidados necessários e exigidos”, informa a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?