metropoles.com

Líderes da Câmara vão discutir futuro do FCDF nesta segunda-feira (21)

O FCDF é responsável por bancar as forças de segurança e parte da saúde e educação da capital do país. O texto foi modificado pelo Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cidade iluminada
1 de 1 Cidade iluminada - Foto: null

Líderes da Câmara dos Deputados vão discutir, na noite desta segunda-feira (21/8), as mudanças feitas pelo Senado Federal no projeto do novo regime fiscal.

Os senadores retiraram o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) do limite de crescimento de gastos anuais. Com um orçamento de R$ 22,9 bilhões, em 2023, o FCDF é responsável por bancar as forças de segurança e parte da saúde e educação da capital do país.

Nesta segunda, o relator do novo marco fiscal na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA), vai apresentar os argumentos pelos quais é a favor da manutenção, no teto de gastos, do FCDF, do Fundeb e de despesas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Cajado estará acompanhado de técnicos do governo e da Câmara.

O relatório do deputado Cajado, aprovado pela Câmara em maio deste ano, incluía o FCDF no limite de crescimento anual de 2,5% mais a inflação.

Atualmente, o fundo é reajustado a cada ano conforme a variação da Receita Corrente Líquida (RCL) da União.

Enquanto o Governo do DF aponta que a mudança no reajuste anual do FCDF provocaria perda de R$ 87,7 bilhões em 10 anos, Cajado defende que haverá aumento no fundo e previsibilidade para as despesas.

O Senado também incluiu no novo marco fiscal a permissão para que o governo federal use estimativa de inflação anual para ampliar o limite de gastos, ainda na fase da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?