metropoles.com

Lewandowski devolve Pros a Eurípedes e ameaça candidatura de Marçal

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que o assunto é de competência da Justiça Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PROS
Eurípedes Júnior, o fundador do PROS, fala ao microfone durante evento
1 de 1 Eurípedes Júnior, o fundador do PROS, fala ao microfone durante evento - Foto: Divulgação/PROS

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandoswki expediu liminar, nesta sexta-feira (5/8), em que devolve o comando do Pros imediatamente a Eurípedes Junior.

Lewandowski acolheu argumento de Eurípedes segundo o qual a competência para tratar do caso é do TSE. Na quarta-feira (3/8), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio Carlos Ferreira havia dado decisão em que reconhece Marcus Holanda como presidente do Pros.

A volta de Eurípedes Junior ao partido coloca em xeque a candidatura de Pablo Marçal à Presidência da República. É que o grupo de Eurípedes defende apoio do Pros a Lula (PT).

Em março, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) destituiu Eurípedes da presidência do Pros e legitimou a reunião partidária que elegeu Holanda. O ex-perito da polícia é líder da ala contrária e acusa o fundador da sigla de desvios milionários.

Na decisão, Lewandowski disse que o entendimento do TJDFT, “à revelia da Justiça Eleitoral, teria influenciado em temas estritamente relacionados às eleições gerais de 2022, a exemplo da escolha dos candidatos, da formação de coligações e da distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas”.

“Além disso, a circunstância de terem sido proferidas decisões contraditórias pelo Superior Tribunal de Justiça, que alteraram a composição partidária em um espaço de três dias, militam a favor do reclamante, ante o quadro de instabilidade e insegurança jurídica que se cria no cenário das eleições gerais, especialmente quando a legislação processual busca garantir segurança jurídica, proteção à confiança e preservação da estabilidade das relações jurídicas”, escreveu o ministro do TSE.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?