metropoles.com

Laboratórios privados do DF querem vacinar 4 mil profissionais contra Covid-19

Sindicato tenta incluir no plano de imunização do DF trabalhadores que fazem coleta e análise dos testes para detecção do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Tenda de drive-thru para teste de Covid-19
1 de 1 Tenda de drive-thru para teste de Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os laboratórios que fazem testes para detecção da Covid-19 querem garantir que aproximadamente 4 mil profissionais sejam incluídos no plano de vacinação do Distrito Federal.

“Entendemos que é preciso vacinar profissionais responsáveis pelos diagnósticos. Eles manipulam amostras contaminadas e têm contado diretamente com o coronavírus”, disse o presidente do Sindicato dos Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Distrito Federal (Sindilab-DF), Alexandre Bitencourt.

A lista de trabalhadores considerados de risco pela categoria inclui quem faz coleta e análise das amostras biológicas para os exames da Covid-19, e colaboradores da limpeza.

Um levantamento do sindicato apontou que o setor privado é responsável por 40% dos testes para detecção do coronavírus realizados na capital federal. Entre março e dezembro de 2020, foram feitos mais de 3 milhões de exames em 172 empresas e 282 unidades de atendimento espalhadas pelo DF. A média diária é de 10 mil.

O Sindilab-DF solicitou, nesta segunda-feira (25/1), uma reunião com o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, para tratar da reivindicação da categoria.

“Queremos ser ouvidos, saber quando vamos participar do cronograma, qual será a data da vacinação e se tem vacina ou não. A gente não quer cometer injustiça de requerer direito de imunização sem ter vacina disponível. Mas, se tiver, que sejamos lembrados – somos do grupo de risco etapa um”, afirmou o sindicalista.

Rede pública

Servidores do Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen-DF) também querem ser vacinados. É no Lacen-DF que são processados os testes para detecção do coronavírus na rede pública. Em 2020, foram analisados 166.722 exames RT-PCR, dos quais 55.479 deram positivo para Covid-19, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Em memorando enviado à Secretaria de Saúde, obtido pelo Metrópoles, o Lacen pede que, “de modo a garantir a imunização dos servidores envolvidos nas atividades com alto grau de exposição biológica, solicitamos gentilmente que sejam incluídos os servidores desta instituição no plano de vacinação contra a Covid-19 em andamento”.

A Secretaria de Saúde do DF tem seguido o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Por enquanto, estão recebendo as doses do imunizante apenas profissionais da saúde pública e privada que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, pessoas acima de 60 anos que moram em instituições, portadores de deficiência com mais de 18 anos institucionalizados e indígenas.

A Comissão de Vacinação de Saúde vai decidir quem receberá as 41,5 mil doses da vacina de Oxford que chegaram na capital federal, no último domingo (24/1). O colegiado se reúne nesta segunda-feira e a expectativa é de que servidores do Lacen-DF sejam contemplados.

O outro lado

A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que a vacinação no DF segue os protocolos, fases e grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, as informações sobre a reunião que vai decidir o destino das doses da vacina de Oxford serão divulgadas no fim do dia, após publicação da circular com deliberações do Comitê de Vacinação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?