metropoles.com

Justiça suspende lei polêmica que criou loteria municipal em Goiás

Foi durante o debate sobre o projeto de lei da loteria municipal de Planaltina que um vereador fez sons de macaco em direção a colega

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de pessoas em sessão na Câmara Municipal de Planaltina - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoas em sessão na Câmara Municipal de Planaltina - Metrópoles - Foto: Reprodução

A 2ª Vara Cível da Comarca de Planaltina, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), suspendeu a lei que criou a loteria municipal de Planaltina.

O projeto de lei, de autoria da Prefeitura de Planaltina, foi aprovado no dia 7 de dezembro de 2023, após intensa discussão na Câmara Municipal de Planaltina, que durou mais de uma sessão.

Foi durante o debate sobre essa proposta que o vereador Professor Lincon (Cidadania) emitiu sons semelhantes aos gritos de um macaco ao se dirigir ao colega Carlim Imperador (Pros). Esse episódio ocorreu na 174ª Sessão Ordinária. O projeto foi aprovado na 178ª Sessão.

2 imagens
Vereador Carlim Imperador
1 de 2

Vereador Professor Lincon

2 de 2

Vereador Carlim Imperador

Lincon foi indiciado pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) por injúria racial, em janeiro de 2024. O parlamentar negou ter feito barulho de macaco e afirmou que não teve intenção de ofender o colega, mas apenas “fazer som mais alto que ele”.

O juiz do TJGO Rafael Francisco Simões Cabral deferiu liminar, nessa quarta-feira (14/2), para determinar a suspensão dos efeitos da aprovação do Projeto de Lei nº 052/2023, que criou a loteria municipal.

O magistrado atendeu a um pedido feito pelo vereador Victor Dimba (PRTB), segundo o qual a aprovação do projeto ocorreu “de maneira notoriamente irregular e eivada de vícios, eis que em desacordo com o regimento interno”.

Segundo o parlamentar disse à Justiça, o projeto de lei não passou por aprovação pelo plenário para inclusão na pauta, não foi antecipadamente incluído com antecedência mínima de 12 horas e não se enquadrava em situação que justificasse tramitação em regime de urgência ou convocação extraordinária.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?