metropoles.com

Justiça rejeita queixa-crime de vice da OAB-DF contra sindicalista

Cristiane Damasceno denunciou o presidente do Sindecof-DF, Douglas de Almeida Cunha, após ele dizer que ela cometeu assédio moral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Prédio da OAB-DF
1 de 1 Prédio da OAB-DF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O 3º Juizado Especial Criminal de Brasília rejeitou a queixa-crime apresentada pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Cristiane Damasceno, contra o presidente do Sindicato dos Empregados em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Distrito Federal (Sindecof-DF), Douglas de Almeida Cunha, por difamação.

Segundo Cristiane alegou à Justiça, Cunha disse ao Ministério Público do Trabalho que ela cometeu assédio moral coletivo e individual. Em ofício, ele contou que a vice-presidente da OAB-DF trancou funcionários em uma sala e realizou pressão para que empregados da Seccional do DF assinassem documentos abrindo mão de sua estabilidade.

Em decisão expedida na segunda-feira (28/6), o juiz Mário José de Assis Pegado entendeu que os fatos narrados pelo sindicalista “estão descritos no exercício da defesa dos interesses dos sindicalizados”.

“Desta forma, como corolário da proteção sindical, e da necessidade do exercício pelos seus dirigentes da defesa dos interesses da categoria e dos sindicalizados, não há como reconhecer a existência de dolo difamatório quando, em documento oficial em que atue em defesa de tais prerrogativas, ocasionalmente atribui fato desabonador a conduta de outrem”, disse o juiz.

O que dizem as partes

Em nota, a defesa de Cristiane Damasceno disse que “não houve assédio de nenhuma natureza no episódio noticiado e que as gravações disponibilizadas à Justiça comprovam esse fato”. “A ação foi dirigida, exclusivamente, ao presidente do sindicato, discutindo possível crime contra sua honra”, afirmou.

Douglas de Almeida Cunha enviou à coluna uma nota do Sindecof-DF, na qual a entidade diz que “os depoimentos de funcionários e manifestação do Sindicato diziam respeito a questões completamente absurdas tais como funcionários terem que urinar e defecar em terrenos baldios, pois não possuíam banheiros em condições de uso, assédios morais dos mais diversos”. Veja:

Nota do Sindecof-DF by Metropoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?