metropoles.com

Justiça rejeita prisão de diretores da Anvisa: “Opiniões políticas”

O promotor de Justiça aposentado que pediu a prisão de William Bonner solicitou a prisão de diretores da Anvisa. Juiz extinguiu o processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância
1 de 1 ANVISA - Agência Nacional de Vigilância - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal extinguiu o processo em que o ex-juiz e promotor de Justiça aposentado Wilson Issao Koressawa pediu a prisão do presidente e de seis diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conheça Wilson Koressawa, ex-juiz que pediu a prisão de William Bonner

Koressawa acusou os gestores de se beneficiar financeiramente com a aplicação da vacina contra a Covid em crianças a partir de 5 anos. Ele queria a prisão preventiva, busca e apreensão e quebra de sigilo bancário do diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, e de Meiruze Sousa Freitas, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Romison Rodrigues Mota, Alex Machado Campos, Gustavo Mendes Lima Santos e Diogo Penha Soares.

O juiz federal titular da 10ª Vara, Vallisney de Souza Oliveira, disse que o promotor aposentado não poderia fazer esse tipo de pedido, que é exclusivo de uma ação penal pública. O magistrado afirmou que a petição de Koressawa também não demonstrou “nenhuma causa provável que justifique quaisquer das medidas cautelares nem eventual necessidade de abertura de inquérito policial”.

Segundo o magistrado, “há um emaranhado de diversas opiniões políticas e pessoais do peticionário [Koressawa] de que existiria uma atuação criminosa e que estaria diretamente relacionada com a campanha de vacinação contra a Covid-19”. A decisão foi expedida no último dia 20 de junho.

O autor do pedido contra os diretores da Anvisa é o mesmo que solicitou a prisão do jornalista William Bonner, por incentivar a vacinação contra a Covid.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?