metropoles.com

Justiça nega pedido da “Capitã Cloroquina” contra presidente da CPI da Covid

Mayra Isabel Correia Pinheiro queria impedir que Omar Aziz a tratasse ” de forma desrespeitosa” ou que presidisse sessão com ela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes socais
Fotografia colorida de Secretária Mayra Pinheiro, a "Capitã Cloroquina", irá prestar depoimento à CPI da Covid-19 nesta quinta-feira (20/5)
1 de 1 Fotografia colorida de Secretária Mayra Pinheiro, a "Capitã Cloroquina", irá prestar depoimento à CPI da Covid-19 nesta quinta-feira (20/5) - Foto: Reprodução/ Redes socais

A 18ª Vara Cível de Brasília negou o pedido de Mayra Isabel Correia Pinheiro, conhecida como a Capitã Cloroquina, contra o presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM).

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação, do Ministério da Saúde, queria uma liminar para impedir que o senador se refira a ela “de forma desrespeitosa” ou que ele presida eventual sessão da CPI em que ela seja convocada para depor.

Na decisão expedida nesta quarta-feira (4/8), a juíza Tatiana Dias da Silva Medina escreveu que não estão presentes os requisitos para a concessão da liminar, como o perigo de dano ou risco ao resultado do processo.

“Não há possibilidade de restringir a manifestação de pensamento, eis que se trata de garantia constitucional (art. 5rº, IV, da CF). Contudo, os excessos verificados acarretarão responsabilidades de natureza civil e/ou criminal, cuja análise deverá ser realizada observando o caso concreto”, disse a juíza.

A magistrada ressaltou que a CPI é comissão fiscalizatória, que exerce função investigativa do Poder Legislativo de apuração de fato determinado com prazo certo e deve, se for o caso, encaminhar os relatório para o Ministério Público a fim de que seja feita a responsabilização civil ou penal dos envolvidos.

Senadores que integram a CPI da Covid-19 aprovaram, na terça-feira (3/8), a apresentação de um pedido judicial solicitando o afastamento de Mayra Isabel Correia Pinheiro do cargo de secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

A servidora defende o uso de medicamentos ineficazes no tratamento da Covid-19 e é um dos alvos de investigação do colegiado. A secretária depôs na comissão em 25 de maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?