metropoles.com

Justiça manda ANTT conceder permissão a empresas de ônibus suspensas

Decisão colegiada da ANTT suspendeu operação de empresas, mas Justiça Federal, em decisão liminar, derrubou a proibição de transporte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sede da ANTT - Metrópoles
1 de 1 Sede da ANTT - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Às vésperas das festas de fim de ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu novas permissões a empresas de viagens que tiveram suspensas as autorizações para rodar no Distrito Federal. A medida foi em cumprimento a uma decisão judicial, deferida a favor das companhias, pelo transporte de passageiros.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) tomou a decisão em 23 de dezembro, após pedido de liminar da Kandango Transportes e Turismo (Catedral), uma das empresas suspensas.

“A liminar concedida pela Justiça Federal reestabelece a confiança do cidadão no Estado brasileiro. A penalidade imposta pela ANTT, além de ilegal, era extremamente inoportuna, pois ameaçava o planejamento de milhares de usuários do sistema de transporte terrestre, que já estão com passagens compradas para visitar amigos e familiares nas festas de fim de ano e aproveitar as férias”, afirmou Ramiro Freitas de Alencar Barroso, advogado da empresa.

Segundo a defesa da Kandango, a ANTT suspendeu as linhas da empresa por alegadas incompatibilidades no sistema de monitoramento eletrônico, o Monitriip, após uma denúncia formulada por uma empresa concorrente.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a ANTT. A agência se limitou a dizer que “se manifestará diretamente nos autos do processo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?