metropoles.com

Justiça Federal dá 72h para GDF explicar agendamento para vacinação

A juíza Kátia Balbino Ferreira vai ouvir o GDF antes de analisar pedido da OAB-DF para suspender cadastro para vacinação por idade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação no DF
1 de 1 Vacinação no DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 3ª Vara Federal Cível do DF deu 72h para que o Governo do Distrito Federal e a União comentem a exigência de agendamento para vacinação contra Covid-19 por idade no DF e o cronograma de imunização.

O despacho foi emitido pela juíza federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, no início da tarde desta sexta-feira (2/7), no âmbito de uma ação civil pública da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do DF (OAB-DF).

A OAB-DF requer uma liminar para impedir o GDF de exigir cadastro para vacinar a população pelo critério de idade. Kátia Balbino preferiu analisar a solicitação após manifestação do governo e do Ministério Público Federal (MPF), que também terá 72h para falar sobre o tema.

“Apreciarei a tutela de urgência após a justificação prévia e a oitiva do MPF. Intimem-se, por mandado a ser cumprido por oficial de Justiça, os órgãos de representação judicial da União e do Distrito Federal para que prestem informação no prazo de 72h, nos termos do art. 2º da Lei nº 8.437/92. Após, remetam-se os autos ao Ministério Público Federal para que se manifeste no mesmo prazo”, escreveu a juíza.

Além de pedir uma determinação da Justiça Federal para que o GDF se abstenha de exigir o cadastro para imunização por faixa etária, a OAB-DF solicita que o governo local apresente cronograma de vacinação da população.

“Os números crescentes de contaminação, internação e mortes indicam terceira onda de infecções no país, igualmente os números de pacientes à espera de UTIs, a falta de medicamentos, de insumos médicos, a ausência de estrutura para atendimento de contaminados e para o trabalho dos profissionais de saúde, justificam a urgência na concessão de decisão liminar”, alegou a OAB-DF na ação.

A Procuradoria-Geral do DF (PGDF), órgão representante do GDF em ações judiciais, disse à coluna que “o DF não foi ainda intimado da decisão, devendo se manifestar no prazo determinado”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?