metropoles.com

Justiça do Trabalho manda Embrapa adotar home office imediatamente

Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, 100 empregados de três unidades estão com Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Embrapa
Fachada de prédio
1 de 1 Fachada de prédio - Foto: Divulgação/Embrapa

A 16ª Vara do Trabalho de Brasília determinou, nesta quarta-feira (2/2), a suspensão imediata das atividades presenciais dos empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A decisão da juíza Audrey Choucair Vaz vale para os funcionários das unidades Embrapa Sede, Embrapa Agroenergia e Embrapa Café. A Embrapa deve adotar o regime de teletrabalho nos próximos meses.

Nos casos em que o home office for inviável, deve-se instaurar o revezamento, segundo a decisão. Se a empresa descumprir a determinação judicial, deve pagar multa de R$ 50 mil.

A magistrada disse, na decisão, que a Embrapa funcionou em regime de teletrabalho ou de revezamento em 2021. “Não há razão para que justamente agora, no auge da pandemia, o trabalho retorne ao regime presencial”, ressaltou.

A juíza também levou em conta o fato de que o extenso número de contagiados tem dificultado a realização de exames de detecção do coronavírus, “problema de saúde pública que contribui para o aumento do contágio”.

A decisão da Justiça do Trabalho atende a um pedido da Seção Sindical Embrapa Sede. Advogada do sindicato, Denise Rodrigues Pinheiro disse que 100 empregados das unidades Embrapa Sede, Agroenergia e Café testaram positivo para Covid-19 no mês passado, o primeiro mês de retorno às atividades presenciais.

A Embrapa informou, em nota, que “ainda não recebeu oficialmente a decisão da Justiça do Trabalho e, portanto, não vai comentar o assunto”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?