metropoles.com

Justiça determina reintegração de posse de área para indígenas Pataxó na BA

Segundo a Defensoria Pública da União e o MPF, invasores entraram em área da Comunidade Indígena Pataxó e fragmentaram o terreno para venda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ascom/DPU
Fotografia colorida de indígena sentada ao lado de mulher com colete verde
1 de 1 Fotografia colorida de indígena sentada ao lado de mulher com colete verde - Foto: Ascom/DPU

O juiz federal Felipo Livio Lemos Luz determinou a reintegração de posse de terras em Prado (BA) para a Comunidade Indígena Pataxó da Aldeia Pequi, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Segundo ação civil pública da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF), a terra foi invadida em 23 de abril. Desde então, a área foi fragmentada e passou a ser comercializada por, aproximadamente, R$ 200.

Os órgãos informaram à Justiça Federal que a invasão aumenta a ocupação não indígena e causa impactos ambientais negativos, dificuldade de acesso à água, limitação da pesca e insegurança para a comunidade dos povos originários.

De acordo com a DPU e o MPF, a área invadida é tradicionalmente ocupada pelo povo Pataxó e está delimitada como Terra Indígena Comexatibá em despacho da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e no Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID).

O objetivo da ação civil pública, segundos os autores, é impedir o agravamento de conflitos no território, que está em processo de demarcação.

O povo Pataxó vive sob conflito com fazendeiros no extremo sul da Bahia. Dois jovens indígenas foram assassinados a tiros, em janeiro deste ano, em meio às reivindicações por demarcação de terras. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol),criou um gabinete de crise para acompanhar o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?