metropoles.com

Justiça determina imediata interdição de barragem de rejeitos em Minas

O juiz da Vara do Trabalho de Itaúna acolheu pedido do MPT, que apontou risco de morte dos empregados da Mina Serra Azul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Google Maps/Direitos reservados
Itatiaiuçu, barragem Serra Azul
1 de 1 Itatiaiuçu, barragem Serra Azul - Foto: Reprodução Google Maps/Direitos reservados

A Justiça do Trabalho de Minas Gerais determinou a imediata interdição da Barragem de Rejeitos da Mina Serra Azul, em Itatiaiuçu (MG).

Em decisão expedida na última sexta-feira (5/5), o juiz Valmir Inácio Vieira, da Vara de Itaúna, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), concedeu liminar na qual manda a empresa Arcelormittal Brasil se abster de realizar quaisquer atividades com utilização de trabalhadores na barragem sem a garantia de condições de segurança aos trabalhadores envolvidos.

“Não há planos de evacuação detalhados nem existência de aparatos de segurança para garantia da vida e incolumidade física dos trabalhadores direta e indiretamente envolvidos”, escreveu o magistrado na decisão.

Autor da ação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) disse que há risco de morte de empregados da barragem. Segundo o órgão, a estrutura “encontra-se no mais alto nível de emergência, mas a empresa optou por continuar com suas atividades”.

Três consultorias externas manifestaram expressamente o risco da manutenção de trabalhadores no local.

De acordo com o MPT, o tempo para evacuação dos trabalhadores que atuam na Zona de Autossalvamento (ZAS), na construção de uma Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ), é de 1 minuto e 52 segundos, após eventual rompimento da barragem.

O MPT apontou que a empresa admitiu, durante audiência, que de quatro a cinco trabalhadores atuam de três a quatro vezes por semana na manutenção das estruturas em cima da barragem. “Neste caso, possuem tempo zero de evacuação.”

Segundo as procuradoras do Trabalho Adriana Augusta de Moura, Isabella Filgueiras e Sônia Toledo, a Arcelormittal utiliza o mesmo método observado na tragédia de Brumadinho: “O de menor custo e maior risco, sujeitando, indubitavelmente, os trabalhadores a risco de morte.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?