metropoles.com

Justiça dá 72h para EBC se manifestar em ação sobre Os Dez Mandamentos

A 3ª Vara Federal Cível do DF abriu prazo para que a EBC se pronuncie, caso queira, sobre pedido de liminar contra exibição da novela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Record
Os Dez Mandamentos Record
1 de 1 Os Dez Mandamentos Record - Foto: Reprodução/Record

A 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal deu 72 horas para que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) se manifeste, se quiser, sobre o pedido de liminar que quer proibir a exibição da novela Os Dez Mandamentos.

A juíza federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira expediu o despacho na noite de segunda-feira (5/4). A magistrada determinou que os autos voltem conclusos à 3ª Vara, com prioridade, após o término do prazo definido.

Uma ação popular protocolada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) solicita liminar para impedir que a EBC reproduza a novela Os Dez Mandamentos. Recentemente, a estatal comprou os direitos de exibição da obra audiovisual da Record, por R$ 3,2 milhões.

O processo também pede a suspensão do pagamento, até a decisão de mérito. O advogado José da Silva Moura Neto é o autor da ação que foi distribuída à 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal.

O extrato do contrato fechado entre a EBC e a Record foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 30/3. A estatal adquiriu o licenciamento dos direitos de exibição da primeira e segunda temporadas da novela, no valor de R$ 3,2 milhões. O acordo tem vigência de 18 meses, contados a partir do dia 15 de março de 2021.

No processo, o advogado alega que a compra dos direitos da novela bíblica viola a Constituição, “visto que as empresas públicas não podem privilegiar o cristianismo em detrimento das outras religiões, exibindo a sua doutrina em horário nobre”.

“Sobre os fatos narrados, é preciso observar que a República Federativa do Brasil preleciona em sua Constituição, artigo 5º, inciso VI, a desagregação da religião e seus valores sobre os atos governamentais”, assinalou.

A novela Os Dez Mandamentos começou a ser exibida na TV Brasil na segunda (5/4), às 20h30. A estreia marcou apenas 0,2 ponto de audiência na pesquisa em tempo real do Rio de Janeiro. A TV Brasil, apesar do investimento milionário, perdeu para Band (0,7), SBT (5,8), Record (10,6) e Globo (30,9).

O outro lado

Em nota enviada à coluna, a EBC disse que está ampliando a grade de programação da TV Brasil, com o desenvolvimento de novos conteúdos proprietários, como jornalismo e programas culturais.

“Vale informar que a EBC sempre adquiriu conteúdos de outras emissoras, produtoras nacionais e internacionais. Entre os produtos adquiridos pela EBC, por exemplo, estão o programa Brasil Visto de Cima, das Organizações Globo, e as séries britânicas Os Mosqueteiros e Sherlock, licenciados pela BBC.”

Segundo a empresa, foi feita uma “avaliação detalhada da importância de ter um conteúdo com audiência recorrente na grade”. “A novela Os Dez Mandamentos cumpre esse objetivo, além de agregar valor à grade e à emissora”, pontuou.

“A EBC reitera seu compromisso com os princípios legais norteadores da radiodifusão pública brasileira, inclusive a não discriminação religiosa, assegurando obras com finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas, buscando maior atenção e competividade na busca do interesse do maior número de telespectadores”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?