metropoles.com

Justiça considera ilegal desconto em salário de taxa para sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Recreativas, Assistenciais de Lazer e Desportos cobrou R$ 120 de empregados não associados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metrópoles
Carteira de trabalho e dinheiro de salário mínimo -- Metrópoles
1 de 1 Carteira de trabalho e dinheiro de salário mínimo -- Metrópoles - Foto: Wey Alves/Metrópoles

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) rejeitou pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Recreativas, Assistenciais de Lazer e Desportos para desconto obrigatório de “taxa assistencial” no salário de empregados não sindicalizados.

O sindicato queria fazer valer a cobrança de R$ 120 aos trabalhadores da categoria, mesmo aqueles que não são associados à entidade.

Em julgamento na última quarta-feira (7/8), o colegiado citou entendimento da Corte no sentido de que não se pode impor o desconto, a título de contribuição assistencial, no salário de trabalhadores não filiados ao sindicato a que se destina a receita, mesmo que haja previsão da cobrança em acordo ou convenção coletiva de trabalho.

O acórdão da 1ª Turma também enfatizou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) segundo o qual “somente a contribuição sindical prevista especificamente na CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], por ter caráter tributário, é exigível de toda a categoria, independentemente de filiação”.

“Como o caso aqui é de ‘taxa assistencial’, aquele entendimento não se aplica, uma vez que detém natureza distinta da contribuição sindica”, destaca trecho da decisão judicial.

O acórdão do TRT-10 foi expedido em um processo no qual uma escola de tênis questionou a cobrança do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Recreativas Assistenciais do Distrito Federal referente à taxa assistencial.

“As empresas financiarem o sindicato dos empregados, porque o empregado não pagou e nem se opôs ao pagamento da contribuição assistencial, não é medida legal nem salutar para as relações”, afirmou Luciano Andrade Pinheiro, do escritório Corrêa da Veiga Advogados, que representa a autora do processo, Dumont & Vieira Esportes Ltda.

A coluna tenta contato com o sindicato. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?