metropoles.com

Justiça atende GDF e suspende greve dos agentes socioeducativos

O desembargador do TJDFT Fábio Eduardo Marques considerou entendimento do STF de que servidores da segurança não podem entrar em greve

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Agentes socioeducativos do DF reunidos em assembleia-geral dentro do Palácio do Buriti - Metrópoles
1 de 1 Agentes socioeducativos do DF reunidos em assembleia-geral dentro do Palácio do Buriti - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Fábio Eduardo Marques deferiu liminar, nesta quinta-feira (14/9), para suspender a greve dos agentes socioeducativos do DF que começaria neste sábado (16/9).

Marques atendeu a um pedido do Governo do Distrito Federal (GDF). O magistrado considerou tema de repercussão geral do Supremo Tribunal Federal (STF) segundo o qual é vedado o direito de greve a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública.

“Nesse cenário, ainda que em sede preliminar, é prudente resguardar a continuidade de todas as atividades prestadas pela categoria ao sistema socioeducativo”, escreveu o desembargador.

A categoria reivindica reestruturação da carreira, gratificação de habilitação, atualização de tabelas de vencimento para nível superior e auxílio-fardamento.

Os agentes socioeducativos aprovaram a greve durante assembleia-geral extraordinária realizada no último dia 5 de setembro. Eles também decidiram paralisar o serviço voluntário, o que prejudicaria a segurança das unidades de internação onde ficam os jovens infratores.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse-DF), o movimento grevista resultaria na suspensão da visita de familiares aos adolescentes que estão apreendidos em unidades socioeducativas e não haveria resposta a procedimentos administrativos.

Durante a greve, ocorreria apenas a manutenção das atividades essenciais, como alimentação e banho de sol.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?