metropoles.com

Justiça arquiva investigação sobre festa de Lira para 300 convidados

Evento ocorreu para comemorar a vitória do parlamentar na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Vídeos mostraram aglomeração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Festa da vitória de Arthur Lira
1 de 1 Festa da vitória de Arthur Lira - Foto: Reprodução

O 1º Juizado Especial Criminal de Brasília arquivou as investigações sobre possíveis irregularidades em festa realizada, na noite de 1º fevereiro de 2021, para comemorar a vitória de Arthur Lira (PP-AL) na eleição para presidente da Câmara dos Deputados. Na ocasião, 300 pessoas sem máscara se reuniram na casa dos empresários Marcelo e Daniela Perboni, no Lago Sul, durante a pandemia do novo coronavírus.

A ação na Justiça é consequência de um Termo Circunstanciado apresentado à Polícia Civil pedindo apuração por suposto descumprimento das medidas sanitárias no decorrer da pandemia. A denúncia tem como embasamento o artigo 268 do Código Penal, que prevê punição por “infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

No entanto, a juíza de direito Elisabeth Cristina Amarante Brâncio Minaré entendeu que a festa não se enquadra no artigo e arquivou o caso por “carência de tipicidade”. A magistrada seguiu integralmente entendimento do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), que também não viu descumprimento de normas do poder público na realização da festa para 300 convidados.

Veja um dos vídeos da festa: 

No âmbito da Polícia Civil, nenhuma das partes foi indiciada. A polícia considerou que não houve descumprimento do Decreto nº 40.648/2020, que prevê o uso de máscaras faciais em espaços públicos.

“O evento foi realizado na residência do investigado [Marcelo Perboni], em imóvel particular, portanto, não abarcado pelos referidos decretos de lei. Apesar de configurar extrema irresponsabilidade e ser totalmente contrária aos interesses coletivos, tendo em vista a pandemia de Covid-19, essa autoridade policial não vislumbra crime”, diz trecho de relatório policial, que conclui pelo não indiciamento do dono da casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?