metropoles.com

Justiça aceita denúncia contra Robson Cândido por 7 crimes

O delegado, atualmente aposentado, é acusado de utilizar a estrutura da corporação para perseguir uma jovem com a qual teve relacionamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Print de trecho de vídeo que mostra perseguição de Robson Cândido a jovem
1 de 1 Print de trecho de vídeo que mostra perseguição de Robson Cândido a jovem - Foto: Reprodução

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Águas Claras aceitou, nesta terça-feira (16/1), a nova denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra o ex-delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, por sete crimes.

O delegado, atualmente aposentado, é acusado de utilizar a estrutura da corporação para perseguir uma jovem com a qual teve relacionamento amoroso.

No último dia 5 de janeiro, o MPDFT apresentou uma nova denúncia contra Robson Cândido após descobrir um segundo grampo ilegal feito a pedido dele para rastrear a ex-namorada. Essa denúncia substitui a anterior, apresentada em novembro de 2023.

Nesta terça-feira, o juiz Frederico Ernesto Cardoso Maciel revogou a decisão na qual havia recebido a primeira denúncia contra Robson Cândido e o tornou réu novamente, agora de acordo com as informações mais recentes da investigação dos promotores de Justiça.

O ex-chefe da PCDF é acusado de cometer os crimes de stalking (perseguição), dano emocional, descumprimento de medida protetiva de urgência, peculato, corrupção passiva, grampo ilegal, violação de sigilo funcional ao usar o sistema do DER-DF por mais de 30 vezes e violação que resultou dano à administração pública, por 96 vezes na Operação Falso Policial, e por outras 58 vezes na Operação Alcateia.

A denúncia lista 10 delitos que teriam sido cometidos pelo ex-delegado-geral da PCDF, mas quatro deles correspondem a um mesmo artigo do código penal, o 325, que trata do crime de violação de sigilo funcional.

O advogado de Robson Cândido, Cleber Lopes, disse que “a denúncia formulada pelo MPDFT é uma proposta acusatória que precisa ser provada, sob o crivo do contraditório”. “Assim, o recebimento da peça de acusação atende ao direito de ação do qual o Ministério Público é titular, nada mais do que isso”, declarou.

Grampos ilegais

Segundo as investigações, o celular da ex-namorada do ex-delegado-geral da PCDF foi inserido ilegalmente em dois inquéritos policiais e não apenas em um processo, como se acreditava inicialmente.

O telefone da jovem foi incluído irregularmente no âmbito da Operação Falso Policial, que tramitava na 1ª Vara Criminal de Ceilândia e apurava o delito de extorsão.

O número também foi inserido de forma ilegal na Operação Alcateia, que havia sido autorizada pela 2ª Vara de Entorpecentes do Distrito Federal. A 19ª Delegacia de Polícia era responsável pelas investigações comandada à época por Thiago Peralva, que também foi denunciado.

O MPDFT pediu a condenação de Robson Cândido à cassação da aposentadoria e solicitou a decretação da perda da função pública de Thiago Peralva, ex-delegado-chefe da 19ª DP.

“As referidas condutas, portanto, revelam-se incompatíveis, legal e moralmente, com o exercício da atividade policial, evidenciando gravíssimo desvio ético-jurídico que viola seriamente seu dever com a Administração Pública, com a Instituição da PCDF e, sobretudo, com a população a quem deveriam servir”, enfatiza a denúncia.

O órgão também pede que a Justiça fixe em pelo menos R$ 70 mil o valor de indenização para reparação dos danos causados por Robson Cândido à coletividade e à vítima, que passou a necessitar de tratamento psiquiátrico.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?