metropoles.com

Justiça absolve Telma Rufino de denúncia por compra de diplomas falsos

Ex-deputada distrital Telma Rufino foi denunciada pelo MPDFT por compra de diplomas falsos, mas Justiça absolveu por falta de provas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Telma Rufino
1 de 1 Telma Rufino - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) absolveu a ex-deputada distrital Telma Rufino pela denúncia de compra de diplomas falsos. A decisão cita que “não há prova suficiente para a condenação”.

Telma havia sido denunciada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em 2017, acusada de comprar diplomas de graduação e pós-graduação falsos na Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin (Faceted).

O processo traz que “há elementos que indicam que a ré não frequentou as aulas, nem se submeteu às avaliações”, mas a defesa da ex-deputada apresentou documentos para comprovar efetiva frequência.

Segundo entendimento da Justiça, a faculdade “deveria ter os registros necessários para comprovar a frequência e a aprovação da ré nos cursos de graduação e pós-graduação”. “Porém, como visto, a busca realizada no local logrou apreender apenas um livro de ‘ATAS’ destinado ao controle de entrega de certificado de conclusão de curso contendo, dentre outros, o nome da ré.”

Mas o diretor-geral da instituição disse, no andamento do processo, que o prédio da faculdade foi interditado pelos bombeiros pós uma ex-secretária, sob descontentamento, queimar alguns documentos. 

“Nesse cenário, forçoso reconhecer que não há prova suficiente para a condenação, afinal, nesta fase da persecução criminal, a dúvida, mínima que seja, beneficia a ré”, finaliza a decisão

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?