metropoles.com

Justiça absolve ex-corregedor-geral do DF em ação da Caixa de Pandora

Roberto Eduardo Ventura Giffoni foi acusado pelo MPDFT, com base em delação, de integrar esquema de corrupção revelado pela Caixa de Pandora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Cardoso/Flickr
Homem segura microfone com a mão esquerda e fecha punho direito
1 de 1 Homem segura microfone com a mão esquerda e fecha punho direito - Foto: Daniel Cardoso/Flickr

A 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal absolveu o ex-corregedor-geral do Distrito Federal Roberto Eduardo Ventura Giffoni em ação de improbidade administrativa oriunda da Operação Caixa de Pandora.

Giffoni foi acusado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) de participar do esquema de corrupção revelado pela Caixa de Pandora e adquirir patrimônio incompatível com a remuneração como servidor público.

O delator da operação, Durval Barbosa, disse que Giffoni era responsável por providenciar os reconhecimentos de dívida, uma “modalidade de fraude a licitações”, na qual a empresa presta serviços ao governo sem amparo contratual e realização de licitação prévia.

O juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni julgou improcedentes os pedidos do MPDFT. O magistrado entendeu que não há provas de que o ex-corregedor-geral do DF recebeu dinheiro ilícito.

“Além de a parte autora não comprovar que o réu efetivamente participou dos esquemas de corrupção, integrando a organização criminosa como um dos responsáveis pela liberação dos recursos públicos para pagamento de reconhecimentos de dívida, também não demonstrou que o suposto envolvimento do requerido nestes esquemas de enriquecimento ilícito ensejou aumento patrimonial a descoberto”, disse o juiz, na decisão expedida no último dia 11 de março.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?