metropoles.com

Juíza nega pedido de Eduardo Bolsonaro para excluir posts de Kataguiri

Filho 03 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Eduardo queria obrigar o deputado federal a parar de fazer “publicações ofensivas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputado federal Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Deputado federal Eduardo Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 20ª Vara Cível de Brasília negou pedido de liminar do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que queria obrigar Kim Kataguiri (DEM-SP) a parar de fazer “publicações ofensivas e ilícitas” contra ele. A decisão da juíza Thaíssa de Moura Guimarães foi expedida no fim da tarde de sábado (6/3).

O filho 03 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também solicitou a exclusão de todos os posts em que são atribuídas “qualidades ofensivas” a ele. Em 18 de dezembro de 2020, Kataguiri afirmou que o presidente, assim como Eduardo Bolsonaro, era “corrupto, vagabundo e quadrilheiro”. A declaração se deu durante discurso na tribuna da Câmara dos Deputados. A juíza pontuou que a manifestação dentro da Casa Legislativa é abarcada pela imunidade parlamentar.

A magistrada destacou que Kataguiri passou a publicar, a partir de 3 de fevereiro de 2021, postagens diárias com a frase “Bolsonaro é corrupto, vagabundo e quadrilheiro”.

Apesar de Thaíssa Guimarães ressaltar que as publicações “revestem-se de caráter abusivo e extrapolam o direito de expressão”, ela disse não haver “prova inequívoca” de que os xingamentos sejam direcionados a Eduardo Bolsonaro, porque ele tem o mesmo sobrenome do pai e o discurso feito na Câmara é direcionado a ambos.

“Registre-se que o sobrenome Bolsonaro, quando dito de forma isolada e sem o prenome, como regra, remete à pessoa do presidente da República, e não ao requerente”, assinalou a juíza.

Em 2 de fevereiro, Kataguiri afirmou que Eduardo Bolsonaro utiliza-se de comissão parlamentar para viajar o mundo com dinheiro público. Na avaliação de Thaíssa Guimarães, a remoção desse conteúdo em caráter liminar e sem maiores esclarecimentos dos fatos “pode vir a afetar o interesse da coletividade, considerando-se que as acusações envolvem a função pública exercida pelo requerente e alegações de desvio de dinheiro público”.

A juíza pontuou que Eduardo Bolsonaro entrou com uma ação criminal contra Kataguiri, na qual serão apuradas possíveis difamação, injúria e calúnia. O caso foi remetido pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), por envolver deputados.

O filho 03 de Jair Bolsonaro argumentou à Justiça que “as acusações nas redes sociais e as ofensas se prolongaram, chegando a serem feitas diariamente”. Eduardo Bolsonaro destacou a quantidade de seguidores de Kataguiri: 615,5 mil no Twitter, 904 mil no Instagram e 706 mil inscritos no YouTube.

Após ser chamado de “tchutchuca do Centrão” por Kataguiri, Eduardo Bolsonaro disse que o processaria. Em discurso feito após Arthur Lira (PP-AL) vencer a disputa pela presidência da Câmara, o deputado do DEM afirmou que os aliados do presidente da República são “tchutchucas do Centrão”.

O parlamentar quer que o colega seja condenado a pagar indenização de R$ 20 mil por danos morais — essa solicitação ainda será julgada no mérito.

3 imagens
O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) chamou Bolsonaro de "corrupto, vagabundo e quadrilheiro"
Em vídeo publicado no YouTube, Kataguiri volta a falar de Eduardo Bolsonaro
1 de 3

Eduardo Bolsonaro diz que vai processar Kim Kataguiri

Reprodução/Twitter
2 de 3

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) chamou Bolsonaro de "corrupto, vagabundo e quadrilheiro"

Reprodução/Twitter
3 de 3

Em vídeo publicado no YouTube, Kataguiri volta a falar de Eduardo Bolsonaro

Reprodução/YouTube

A coluna não conseguiu contato com a defesa dos envolvidos. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?