metropoles.com

Juiz militar repreende pedido contra decisão de Moraes: “Teratologia”

O juiz federal substituto da Justiça Militar Cristiano Alencar Paim rejeitou pedido de ex-juiz Wilson Koressawa a favor do cacique Tserere

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
cacique tserere xavante indigena bolsonaro manifestaçao - Metrópoles
1 de 1 cacique tserere xavante indigena bolsonaro manifestaçao - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ex-juiz Wilson Issao Koressawa foi repreendido, em processo na Justiça Militar, por apresentar uma “longa e confusa petição” pela soltura do líder indígena bolsonarista José Acácio Tserere Xavante.

A prisão de Tserere, em 12 de dezembro de 2022, desencadeou uma onda de violência em Brasília, que resultou em dezenas de carros e ônibus incendiados e prédios depredados. Ele foi preso por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em decisão assinada nesta terça-feira (20/12), o juiz federal substituto da Justiça Militar Cristiano Alencar Paim, rejeitou o habeas corpus e criticou a iniciativa.

O magistrado chama o texto de Koressawa de “desconexo”, diz que seria “um verdadeiro despautério” a 1ª instância da Justiça Militar analisar decisão proferida por ministro de Cortes Superiores, como é o caso de Alexandre de Moraes, “sob pena da mais absoluta perplexidade jurídica e teratologia”.

O juiz federal disse que “a inicial [do processo] e os documentos que a instruem são uma barafunda de fatos desalinhados e desordenados, captados em blogs e sites da internet, acrescidos de citações de inúmeras normas constitucionais e legais atiradas ao léu, sem qualquer conexão entre si, tornando a narrativa ininteligível”.

“Certo que o habeas corpus não tem qualquer requisito formal, mas, no mínimo, é necessário que o destinatário possa compreender de qual assunto se trata, o que não ocorre nesse caso”, escreveu.

Quem é

Wilson Issao Koressawa é ex-juiz do Amapá e promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Atualmente, ele está com inscrição ativa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Como advogado, Koressawa coleciona histórico de pedidos judiciais considerados por juízes como confusos, completamente descabidos e que incluem teorias conspiratórias e fake news.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?