metropoles.com

Juiz do TJGO, assessores e advogados são alvos de operação

Adenito Francisco Mariano Júnior foi afastado da função de titular da comarca de Silvânia (GO), cidade a 85 quilômetros da capital goiana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Google Street View
tjgo comarca de silvania
1 de 1 tjgo comarca de silvania - Foto: Reprodução/Google Street View

O juiz de direito do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) Adenito Francisco Mariano Júnior, assessores, advogados e um contador foram alvos de operação autorizada pela Corte, nesta terça-feira (13/8).

Adenito foi afastado da função de titular da comarca de Silvânia (GO), a 85 quilômetros de Goiânia. Após a força-tarefa, a desembargadora do TJGO Nelma Branco Ferreira Perilo determinou o afastamento de dois assessores do magistrado que foram alvo da operação.

O magistrado da Corte é investigado por supostamente cometer os delitos de corrupção, uso de documento falso, fraude processual, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Além disso, os filhos do magistrado teriam movimentado recursos milionários que seriam oriundos de venda de sentenças, segundo as apurações da Polícia Civil (PCGO) e do Ministério Público de Goiás (MPGO).

Nelma Perilo determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelos investigados; autorizou buscas e apreensões no gabinete do juiz, em residências e escritórios associados a ele; e decidiu pelo sequestro de R$ 1 milhão da conta do magistrado e de um dos filhos dele.

A investigação que levou à operação desta terça-feira (13/8) se iniciou, segundo o TJGO, com base em apurações da Corregedoria-Geral da Justiça em parceria do Núcleo de Inteligência da Corte.

“Após extensas diligências investigativas conduzidas pela Polícia Civil e pela Procuradoria Geral de Justiça, autorizadas pelo Poder Judiciário no inquérito judicial, surgiram evidências de possíveis práticas pelo nominado magistrado, [por] assessores, bem como por advogados e contador, de supostas condutas tipificadas no Código Penal como crimes”, detalhou o TJGO.

A presidência do tribunal designou o juiz de direito Fábio Borsato, de Goiânia, para assumir a de Silvânia. E a diretora do foro da comarca de Goiânia, Patrícia Bretas, auxiliará em serviços na Corte do interior goiano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?