Jogos Universitários Brasileiros movimentarão R$ 11,7 milhões no DF
Cerca de 90 mil atletas participarão dos JUBs, em outubro deste ano. Brasília sediará o evento – que, devido à pandemia, não terá público
atualizado
Compartilhar notícia
A abertura oficial dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) ocorreu nesta quinta-feira (27/5), no Palácio do Buriti. A capital da República será a sede da maior competição universitária da América Latina, que será realizada entre os dias 10 e 18 de outubro de 2021.
A expectativa é que os JUBs movimentem, em 10 dias, R$ 11,7 milhões no DF. Ao todo, serão, pelo menos, 1.802 diárias de transporte terrestre, 33 mil hospedagens, 56 mil refeições, 2.107 medalhas, 189 troféus e 25 locais de competição.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Luciano Cabral, ressaltou que o momento de pandemia tem sido amplamente observado. “Nós respeitamos o momento que estamos vivendo. Estamos realizando testes, fizemos competições presenciais, uma bolha de análise e foi um grande sucesso”, afirmou.
Para ele, o esporte universitário é a oportunidade para que os atletas se desenvolvam profissional e pessoalmente. “Teremos todo cuidado, vamos receber muito bem esses atletas dos 26 estados e o DF. São mais de 90 mil estudantes jogando as fases estaduais para chegar à Brasília”, completou. A competição reunirá, na capital federal, cerca de 4,5 mil atletas que já terão passado pelas eliminatórias.
Sede
Os Jogos Universitários Brasileiros são a maior competição universitária da América Latina. Em outubro, serão 25 modalidades, incluindo paradesporto e jogos eletrônicos, e 890 instituições de ensino participantes. O evento reúne cerca 6 mil pessoas, entre esportistas e comissão técnica.
“Nós disputamos com o Rio de Janeiro para sediar os jogos. Não temos o Cristo, mas receberemos os atletas de braços abertos. Nós conseguimos estabelecer, junto com governador, que esporte também é saúde”, afirmou a secretária de Esportes e Lazer do DF, Gizelle Ferreira.
Três atletas olímpicos participaram da abertura dos JUBs: Daiane dos Santos, Maurren Maggi e Felipe Wu.
A princípio, o evento será realizado sem público, devido à pandemia do novo coronavírus. A secretaria de Esportes informa que todos os atletas dos JUBs passarão por exames de detecção da Covid-19. Além disso, terão de seguir protocolos rígidos de prevenção à doença.
A última vez que Brasília sediou a principal competição universitária do calendário brasileiro foi em 2006. Desta vez, os jogos serão realizados em duas praças: Pavilhão do Parque e no Sesi de Taguatinga.