metropoles.com

“Isso é um alerta”, diz secretária de Educação sobre aluno que deu palha de aço a professora negra

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, comentou o caso do estudante que presenteou professora negra com palha de aço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fotografia de professora com palha de aço
1 de 1 Fotografia de professora com palha de aço - Foto: Reprodução

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, disse à coluna Grande Angular que o caso do aluno de uma escola pública de Ceilândia que presentou professora negra com palha de aço, no Dia Internacional da Mulher, é um alerta para a própria secretaria e às famílias.

“Isso é um alerta para a Secretaria de Educação, de que nós temos que trabalhar, e para as famílias também, porque a tendência é de que as famílias deleguem ao Estado toda a educação dos seus filhos”, afirmou.

“Há ausência da conversa em casa para desconstrução das ideias machistas e de racismo. Na escola, nós precisamos trabalhar mais ainda todas essas temáticas. Então, serve de alerta para a sociedade, para as famílias e para a Secretaria de Educação de que, realmente, a gente precisa trabalhar mais ainda como política pública essas questões todas. Isso precisa ser conversado, debatido e discutido desde a educação infantil”, disse Hélvia.

Sob risos dos colegas, um deles entregou sacola com palha de aço para a professora enquanto era filmado em uma turma do terceiro ano do do Centro de Ensino Médio (CEM) 9 de Ceilândia.

6 imagens
O episódio ocorreu em uma turma do terceiro ano do Centro de Ensino Médio
Diretor do CEM 9 José Gadelha
Melk Souza, presidente da comissão de igualdade racial da seccional da OAB em Ceilândia 
e Vice-presidente Bruno Carvalho
A vítima é professora há 16 anos e começou a dar aulas de português no colégio neste ano
1 de 6

Centro de Ensino Médio (CEM) 9 de Ceilândia, escola onde aluno “presenteou” uma professora negra, no Dia da Mulher, com uma esponja de aço

Hugo Barreto/ Metrópoles
2 de 6

O episódio ocorreu em uma turma do terceiro ano do Centro de Ensino Médio

Hugo Barreto/ Metrópoles
3 de 6

Diretor do CEM 9 José Gadelha

Hugo Barreto/ Metrópoles
4 de 6

Melk Souza, presidente da comissão de igualdade racial da seccional da OAB em Ceilândia e Vice-presidente Bruno Carvalho

Hugo Barreto/ Metrópoles
5 de 6

A vítima é professora há 16 anos e começou a dar aulas de português no colégio neste ano

Hugo Barreto/ Metrópoles
6 de 6

Hugo Barreto/ Metrópoles

Outros alunos da escola relataram que o presente era uma atitude conscientemente machista e racista contra a mulher negra. No vídeo, a professora de português diz: “Vou aceitar, porque tudo o que vem, volta”. A Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA 2), em Taguatinga, vai apurar o caso.

A diretora de Serviços de Apoio à Aprendizagem, Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Educação do DF, Patrícia Melo, disse que entrou em contato com a Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, responsável pelas escolas da região, para disponibilizar os serviços de conscientização contra racismo e misoginia.

“Nos colocamos à disposição para uma roda de conversa com professores e alunos para falar sobre a importância de lidar, em todas as esferas, com o respeito ao outro – seja professor ou outro estudante –, independente das crenças, aparência física ou cor da pele”, afirmou Patrícia.

Segundo a diretora, a Secretaria de Educação vai lançar, em maio deste ano, o Guia de Prevenção à Vida em todas as escolas públicas do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?