metropoles.com

Iphan diz nunca ter garantido que PPCub não ameaça título de Brasília

O Iphan disse que o PPCub será “rigorosamente analisado, para que sejam apontados eventuais conflitos com a norma de preservação federal”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
PPCUB estaciomento w3, Quadras EQS 303/304 - Metrópoles
1 de 1 PPCUB estaciomento w3, Quadras EQS 303/304 - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou uma nota de esclarecimento, na quarta-feira (17/7), em que afirma que nunca garantiu que o Plano de “Preservação” do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) “não colocará em risco o título de Brasília como Patrimônio da Humanidade”.

Brasília foi construída com características únicas que a diferenciam das outras cidades do mundo. A capital federal obteve o título de Patrimônio da Humanidade em 1987, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O PPCub foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no dia 19 de junho, sob fortes críticas de especialistas em arquitetura e urbanismo, movimentos de preservação da cidade e representantes de moradores. A redação final do projeto foi publicada nessa terça-feira (16/7).

Botão PPCUB Leia todas as matérias

Segundo o Iphan, o PPCub ainda será “rigorosamente analisado pelo Iphan, para que sejam apontados eventuais conflitos com a norma de preservação federal, a Portaria Iphan nº 166/2016”. “O Instituto continuará atento, desempenhando seu papel de órgão guardião do Patrimônio e atuando pela manutenção da preservação de Brasília”, enfatizou.

“O Iphan reconhece a importância de um plano de preservação amplo, que respeite as características essenciais da cidade e aponte para o futuro de Brasília. E seu corpo técnico nunca se furtou em contribuir para o debate. Sempre reiterando a importância de que a norma federal fosse considerada e respeitada, para evitar ameaças ao tombamento de Brasília”, disse o órgão federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?