Investigado por rachadinha, André Janones aparece em perfil no Tinder
Perfil de André Janones, alvo de investigação por rachadinha, é verificado no Tinder, mas parlamentar nega que conta seja dele de fato
atualizado
Compartilhar notícia
Um aplicativo de relacionamento contou com o perfil de uma figura pública nos últimos dias, em Brasília, o do deputado federal André Janones (Avante-MG) – cuja conta era aberta e verificada.
As seis fotos disponíveis no Tinder mostravam o parlamentar de terno, na Câmara dos Deputados; de camiseta na neve; e em selfies descontraídas, em uma trilha ou cenários diversos.
O perfil não contava com descrição, apenas nome, idade (40 anos) e ocupação (deputado federal na Câmara dos Deputados).
Veja:
No aplicativo Tinder, para ter um perfil verificado, é necessário fazer uma selfie de vídeo, que será comparada com as fotos cadastradas por meio de tecnologia de reconhecimento facial. Esse é um dos recursos de segurança para confirmar aos demais usuários do aplicativo que a conta pertence à pessoa que aparece nas imagens.
Procurado pela coluna Grande Angular, porém, Janones disse que a conta é falsa. “Já denunciei, inclusive”, afirmou. Depois que a reportagem falou com o deputado, não foi mais possível acessar o perfil, que expirou.
Confira:
Diferentemente de mídias sociais como o Instagram e o Facebook, no Tinder, não é possível achar um perfil por meio do nome.
A plataforma mostra contas a partir de um raio de distância escolhido pelo usuário, além de outras definições, como faixa etária, número mínimo de fotos e tipo de relacionamento procurado.
Rachadinha
Recentemente, o parlamentar foi alvo de quebras de sigilo bancário e fiscal, durante investigação por suposta prática de rachadinha no gabinete. O crime consiste na apropriação e no desvio de parte do salário de funcionários.
A coluna de Paulo Cappelli no Metrópoles revelou áudios que seriam de Janones cobrando parte do salário de assessores para “reconstruir patrimônio”, após gastos com campanha eleitoral. Ele também teria pedido parte das remunerações para fazer caixa para futuras ações desse tipo do grupo político.