metropoles.com

Indicações de Lula para a Abin geram indignação na agência

A União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) reivindica que a agência seja chefiada por profissionais próprios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazendo sinal de positivo: presidente decidiu aumentar o salário mínimo - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazendo sinal de positivo: presidente decidiu aumentar o salário mínimo - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A indicação de delegados da Polícia Federal para chefiar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) gerou indignação dentro do órgão. Os servidores reivindicam que a Abin tenha como diretores profissionais de inteligência da própria agência.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta sexta-feira (3/3), o delegado aposentado da PF Luiz Fernando Corrêa para o cargo de diretor-geral da Abin. O nome dele ainda precisa ser aprovado pelo Senado. O petista também nomeou nesta sexta o delegado Alessandro Moretti para diretor adjunto da Abin.

Em nota pública divulgada nesta sexta-feira, a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) disse que “a gestão liderada por profissionais especializados é mais eficiente e traz melhores resultados para a sociedade e para o Estado”.

“Portanto, a designação de um diretor adjunto, cuja função é gerenciar a produção de Inteligência de Estado, fora desses quadros gera receio entre os servidores do órgão”, afirmou a Intelis.

Uma fonte da Abin que preferiu não se identificar disse que o clima está muito ruim e que os servidores estão furiosos com a indicação dos policiais federais.

A organização que representa os profissionais da Abin disse que “as quatro ocasiões em que a Abin foi dirigida por quadros estranhos à área da Inteligência de Estado foram marcadas por crises ou desvios de atribuição”. Veja a nota na íntegra:

Nota Intelis by Metropoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?