metropoles.com

Ibaneis veta lei da CLDF que limita tamanho de painéis luminosos

O governador Ibaneis Rocha vetou projeto de lei do presidente da CLDF que limitava o tamanho dos painéis luminosos em Brasília a 3 metros

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O governador de Brasília Ibaneis Rocha visita o Hospital de Campanha da Aeronáutica no Distrito Federal
1 de 1 O governador de Brasília Ibaneis Rocha visita o Hospital de Campanha da Aeronáutica no Distrito Federal - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vetou um projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que limita o tamanho de painéis luminosos em Brasília.

A proposta é de autoria do presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), e de Jorge Vianna (PSD). A matéria foi aprovada no plenário da Casa na quinta-feira (13/6) da semana passada.

O Projeto de Lei nº 985/2024 limitava a instalação de painéis publicitários com mais de 3 metros na área tombada da capital federal do país. A proposta também exigia espaçamento mínimo de 100 metros entre um dispositivo e outro.

Ibaneis justificou que o projeto de lei trata de ocupação do solo urbano e preservação do conjunto urbanístico, matérias que seriam de competência do Poder Executivo. A comunicação do veto foi feita por meio de uma mensagem direcionada ao presidente da CLDF, assinada nessa quinta-feira (20/6).

O presidente da CLDF defendeu, após a aprovação do projeto de lei, que a nova norma tinha objetivo de “conter o espalhamento sem critérios de novos dispositivos luminosos”.

“Em nosso entendimento, os painéis são uma realidade de cidades modernas, mas cabe ao Poder Público garantir que a colocação destes equipamentos não desorganize uma cidade regida por tombamento”, afirmou Wellington Luiz.

Outro autor da proposta, Jorge Vianna argumentou que é importante criar regras para evitar áreas poluídas na capital federal. “A lei é antiga, então precisa ser adaptada, até por conta da nossa nova modalidade dessas placas luminosas, que é importante para Brasília. É importante porque gera emprego, gera renda, mas nós temos de fazer isso de maneira organizada”, enfatizou.

Grupo de trabalho

No mesmo dia em que vetou o projeto de lei da CLDF, Ibaneis criou um grupo de trabalho para discutir e apresentar proposta de regulamentação do Plano Diretor de Publicidade no Distrito Federal.

A Secretaria de Governo do DF irá coordenar as discussões, que contarão com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), do Brasília Ambiental, do Metrô-DF e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

A equipe deverá concluir os trabalhos sobre o Plano Diretor de Publicidade em 90 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?