Ibaneis vence no 1º turno e é reeleito governador do Distrito Federal
Ele é o segundo governador na história da capital do país a se reeleger. Antes dele, só Joaquim Roriz conseguiu tal feito
atualizado
Compartilhar notícia
Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito governador do Distrito Federal, neste domingo (2/10). É o segundo chefe do Executivo local a conquistar a reeleição. Antes de Ibaneis, apenas Joaquim Roriz conseguiu novo mandato à frente do GDF. O emedebista alcançou 50,30% dos votos válidos, totalizando 832.633 sufrágios.
Confira aqui o resultado:
O candidato do PV, Leandro Grass, ficou na segunda posição, com 26,25%, e computou 434.587 votos. Paulo Octávio (PSD) encerrou a votação em terceiro, com 7,47% (123.715). A surpresa da lista foi Coronel Moreno (PTB), que obteve 5,68% (94.100), ficando à frente de Leila Barros (PDT) e Izalci Lucas (PSDB), que reuniram, respectivamente, 4,81% (79.597) e 4,26% (70.584). Os outros candidatos não passaram de 1%.
“Resultado do trabalhador”
O governador afirmou que o triunfo neste pleito é “resultado do trabalhador”. Ele vai comemorar a reeleição, decidida já neste primeiro turno, com apoiadores. Segundo o emedebista, ele não achava que a vitória viria em primeiro turno.
“Passamos quatro anos trabalhando muito. Tivemos uma pandemia. Mas conseguimos avançar muito. Estou muito feliz e não esperava que fosse no primeiro turno”, assinalou o titular do Palácio do Buriti.
Ibaneis acompanhou a apuração em casa, com amigos e familiares. Às 17h30, quando resultados parciais estavam sendo divulgados e Ibaneis apareceu pela primeira vez com mais de 50% dos votos, uma comemoração prévia foi ouvida de dentro da casa do governador.
Após esse momento, no tempo real, a porcentagem oscilou abaixo de 50% na maior parte do tempo. Às 19h, Ibaneis chegou a 49,98%, com 87,54% das urnas apuradas. Dois minutos depois, ele alcançou 50,02%, e uma celebração ainda maior foi ouvida.
Eufórico com o resultado que lhe conferiu mais quatro anos à frente do DF, Ibaneis disse que vai “fazer um belo trabalho por Brasília, pelo DF”.
Veja imagens da comemoração de Ibaneis e seus apoiadores:
Relação com Leandro Grass
Sobre uma possível ligação a Leandro Grass, o governador reeleito disse: “Não cumprimentei ainda o Leandro. Acho bom político, pessoa honrada. Fez trabalho ruim na campanha, atingiu as pessoas, pois foram 25 propagandas retiradas pela Justiça”.
Quem é Ibaneis
Nascido em Brasília, Ibaneis Rocha Barros Junior é de família piauiense e o primogênito de três irmãos. Casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro matrimônio e um do atual casamento.
Ibaneis disputou um cargo público pela primeira vez em 2018, quando tinha 47 anos. À época, derrotou o então governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), e venceu com 69,79% dos votos válidos (1.042.574).
Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeça a coligação Unidos pelo DF e tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP). Além do MDB e PP, a coligação integra o PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante.
O advogado fez carreira na capital. De 2013 a 2015, presidiu a seccional OAB-DF. Depois, atuou como diretor do conselho federal e corregedor-geral da entidade.
Ibaneis é formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e mestrado em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Em 1990, abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público.
Outros candidatos
Além de Ibaneis, concorreram ao Governo do Distrito Federal outros 10 candidatos: Coronel Moreno (PTB), Izalci (PSDB), Keka Bagno (PSol), Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT), Lucas Salles (DC), Paulo Octávio (PSD), Robson (PSTU) e Teodoro da Cruz Téo (PCB).
Renan Arruda (PCO) teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.