metropoles.com

Ibaneis sobre imunização de adolescentes contra Covid: “Se existe recomendação, vamos vacinar”

O governador Ibaneis Rocha afirmou que segue “o que mandam os técnicos” e que vai atender recomendação do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Ibaneis Rocha
1 de 1 Ibaneis Rocha - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, na manhã desta quinta-feira (29/7), que o DF vai seguir a orientação do Ministério da Saúde sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19.

O governo federal anunciou, na noite de terça-feira (27/7), que jovens de 12 a 17 anos com comorbidades serão incluídos no esquema de vacinação após a conclusão do envio de doses para a população com mais de 18 anos.

Questionado pela coluna Grande Angular sobre sua opinião a respeito da imunização dessa faixa etária, Ibaneis afirmou: “Essas questões de saúde eu não tenho opinião própria, somente sigo o que mandam os técnicos. Se existe recomendação do Ministério da Saúde, vamos vacinar.”

O governador destacou dificuldades que as crianças com deficiência e a família enfrentam diante da pandemia do novo coronavírus. “Fico imaginando o quanto não é difícil para os pais fazer uma criança, principalmente as com deficiência, usar máscaras e seguir as recomendações de isolamento”, disse.

Após a assinatura da ordem de serviço para a 1ª etapa das obras do Parque Burle Marx, Ibaneis também falou sobre a vacinação dos adolescentes. O governador disse que a previsão é de concluir na 1ª quinzena de setembro a imunização do grupo acima de 18 anos: “Depois, vamos ver como vem a orientação do Ministério da Saúde. Se primeiro comorbidades e deficientes. Ou se iremos vacinar todo mundo por idade, reduzindo até os 12 anos, como já se disse pelo Ministério da Saúde”

Segundo Ibaneis, ainda não há orientação do governo federal sobre a vacinação de pessoas com menos de 18 anos. “Eles ainda não explicaram como vai ser a mobilização, mas acredito que, assim como foi feito com os mais velhos, vamos vacinar aqueles adolescentes primeiro com comorbidades e maiores necessidades. Imagine vocês, como fica a situação de um pai ou uma mãe que tem um filho com qualquer tipo de deficiência e tem mais dificuldade de se proteger. Penso que, racionalmente, essas pessoas deveriam ter preferência”, afirmou.

Justiça

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Getúlio de Moraes Oliveira deu 10 dias para que a Secretaria de Saúde informe se pessoas a partir de 12 anos, especialmente aquelas com comorbidades, serão inseridas no plano de vacinação contra Covid-19 do DF.

Em despacho publicado nesta terça-feira (27/7), o magistrado cita que, recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da vacina Pfizer para essa faixa etária.

O pedido de informações do magistrado ocorre no contexto do mandado de segurança em que um jovem de 14 anos, portador de doença falciforme, pede para ser vacinado com o imunizante da Pfizer. Em maio, o desembargador havia negado liminar para determinar a imediata vacinação do adolescente. Porém, no mês seguinte, a Anvisa autorizou uso da Pfizer em jovens a partir de 12 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?