metropoles.com

Ibaneis sanciona reajuste de 9,7% para servidores da Câmara Legislativa

No início do mês, Ibaneis já havia confirmado o reajuste de 18% para os demais servidores públicos do DF, a partir de julho deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
governador Ibaneis Rocha reassume o governo e concede entrevista para o portal Metrópoles 15
1 de 1 governador Ibaneis Rocha reassume o governo e concede entrevista para o portal Metrópoles 15 - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou, nesta quinta-feira (27/4), o reajuste na remuneração dos servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O acréscimo salarial será pago em duas parcelas de 4,8%, uma delas prevista já para os proventos de maio, e a segunda, em setembro.

A sanção do chefe do Executivo local foi publicada, na noite desta quinta, em edição extra do Diário Oficial do DF. As mudanças “aplicam-se, no que couber, aos aposentados e aos pensionistas da Câmara Legislativa do Distrito Federal”.

Leia, na íntegra, o documento:

Edicao Extra by Metropoles on Scribd

 

Reajustes para servidores do DF

No início do mês, Ibaneis já havia confirmado o reajuste de 18% para os servidores públicos do DF, a partir de julho deste ano.

Os deputados distritais acataram a proposta do governador, que estabelece o reajuste em três etapas, com aumento de 6% a cada ano sobre o valor pago no ano anterior. A primeira parcela será concedida a partir de 1º de julho de 2023, com pagamento no mês seguinte.

O secretário de Planejamento do DF, Ney Ferraz, comentou que o projeto foi feito para cumprir com as responsabilidades fiscais. “Queríamos oferecer muito mais, mas não adianta dar um reajuste maior e não conseguirmos cumprir”, explicou.

“O governador Ibaneis assumiu um compromisso com o funcionalismo e vai cumprir com responsabilidade fiscal e orçamentária. É tudo real, dentro da mais total transparência e legalidade”, completou.

Segundo Ferraz, o impacto orçamentário anual está acima de R$ 1,3 bilhão. “Ao fim dos três anos, vamos investir mais de R$ 5,3 bilhões só com a folha de pagamento”, calculou.

Para a maior parte das categorias do GDF, o último aumento salarial teve previsão legal em 2013, 2014 e 2015. Porém, a terceira parcela desse reajuste só foi efetivamente paga em 2022.

“O governador Ibaneis já nomeou mais de 19 mil servidores concursados, criou um plano de saúde para os servidores, pagou a terceira parcela e reajustou o auxílio alimentação em mais de 60%. Vejam que esse governo fez muito mais que outros tantos”, enumerou Ferraz.

Cargos em comissão

Os deputados distritais também aprovaram o aumento da remuneração para os cargos em comissão. O Projeto de Lei nº 238/2023, que estabelece o aumento de 25% a partir da folha de pagamento de julho deste ano, segue agora para a sanção do governador.

A área técnica da Secretaria de Planejamento afirma que atestou a disponibilidade orçamentária e financeira para suprir os reajustes sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?