Ibaneis Rocha toma posse e menciona Lula: “Momento de união”
Ibaneis Rocha é o primeiro governador reeleito no primeiro turno das eleições do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse no segundo mandato como governador do Distrito Federal, às 11h30 deste domingo (1º/1). Celina Leão (PP) foi empossada como vice-governadora.
Em discurso, Ibaneis afirmou que respeita os Poderes constituídos e as instituições. Citou, ainda, o novo governo federal, sob gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu a união do Brasil para “enfrentar os problemas de verdade” e disse que o período é de união.
“O momento, agora, é de união pelo Brasil. De paz para nossa cidade, que, hoje, recebe o novo presidente da República. Ele vem, com fé em Deus, para unificar e pacificar este país. Precisamos de paz para enfrentar problemas reais, de fome, de miséria, desigualdade social e de gênero. O país não aguenta mais guerra. Chegou a hora de olhar para a frente, com respeito às diferenças”, declarou o governador reeleito.
Sobre os próximos quatro anos de gestão, Ibaneis prometeu trabalhar para gerar mais emprego, renda, dar educação e saúde de qualidade, além de ampliar os programas sociais. “Governar só vale a pena se for para quem mais precisa”, acrescentou.
A cerimônia que oficializou o início da segunda gestão de Ibaneis à frente do Palácio do Buriti ocorreu no auditório da Câmara Legislativa (CLDF).
Os presidentes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo; do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, estiveram na solenidade, entre outras autoridades.
Antes, Ibaneis descerrou a foto na Galeria dos Governadores, no Palácio do Buriti. Ele estava ao lado da esposa, Mayara Noronha Rocha, e de dois dos três filhos, Caio e Mateus.
O dia da posse de Ibaneis começou no Santuário Dom Bosco, na Asa Sul. Na ocasião, houve uma missão de ação de graças. O governador se emocionou, chorou e disse que ainda tem muito a fazer pelo DF.
Perfil
Ibaneis Rocha nasceu em 10 de julho de 1971, em Brasília. Formou-se em direito, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), além de atuar como conselheiro federal e corregedor-geral da OAB Nacional.
Ele alcançou grande patrimônio atuando como advogado de sindicatos. Em 2022, o governador declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 79 milhões em bens — R$ 14,3 milhões a menos que em 2018, quando se candidatou pela primeira vez a um cargo eletivo.
Ibaneis se elegeu em 2018, com 1.042.574 votos — 69,79% dos votos válidos. Ele derrotou o então governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), e se tornou o primeiro brasiliense a governar a capital federal.
O emedebista se candidatou à reeleição, em 2022, conseguiu 832.633 votos (50,31% dos válidos) e venceu no primeiro turno.
Ibaneis tem três filhos: Caio, João Pedro e Mateus. O mais novo, Mateus, 4 anos, é fruto do relacionamento com a atual esposa, a advogada Mayara Noronha.
Vice-governadora
Celina Leão, 45 anos, nasceu em Goiânia (GO), em 1977. Ela é formada em administração e tem pós-graduação. Aliada do governador Ibaneis, exerceu a função de secretária de Esportes do Distrito Federal, em 2020.
Começou na política como deputada distrital, em 2010, pelo PMN e foi reeleita em 2014.
A distrital atuou como presidente da CLDF, mas acabou afastada da função durante as investigações da Operação Drácon, que teve a ação penal suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em 2018, elegeu-se para o primeiro mandato de deputada federal, com 31.610 votos. Na Câmara dos Deputados, foi coordenadora da Secretaria da Mulher.