Ibaneis Rocha assina decreto autorizando retomada da coleta seletiva no DF
O serviço, no entanto, só voltará a ser prestado após a análise de plano de segurança que garanta a saúde dos catadores de recicláveis
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, neste sábado (30/05), por meio de decreto, a retomada das atividades de coleta seletiva no Distrito Federal. O texto também libera o recebimento e a triagem do lixo nas Instalações de Recuperação de Resíduos, locais onde trabalham catadores de material reciclável.
O trabalho, suspenso desde 19 de abril por causa da pandemia do novo coronavírus, no entanto, só voltará a ser realizado após a apresentação e análise de um plano para garantir a segurança dos catadores e demais envolvidos nas atividades.
Por meio de nota, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) destacou que a coleta seletiva será retomada após a avaliação do planejamento, que deverá ser apresentado “pelas cooperativas de catadores contratadas e pelas prestadoras de serviço do SLU”.
“O SLU sempre adotou protocolos rígidos de segurança em sua atividade pelo risco de contaminação dos resíduos sólidos e a retomada da operação da cadeia de recicláveis pressupõe medidas adequadas para garantir a máxima segurança a todos os envolvidos, tendo em vista o momento da pandemia do coronavírus. O SLU já constituiu uma comissão de servidores para analisar e aprovar os planos que forem apresentados”, afirma o texto.
Decreto GDF – Coleta seletiva by Metropoles on Scribd