metropoles.com

Ibaneis pretende convocar mais 500 aprovados em concurso para monitor escolar

O governador Ibaneis confirmou que pretende chamar mais 500 aprovados no concurso para a Secretaria de Educação do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
Homem careca, pardo, de terno e gravata azuis, além de camisa branca, fala a microfone sobre púlpito marrom
1 de 1 Homem careca, pardo, de terno e gravata azuis, além de camisa branca, fala a microfone sobre púlpito marrom - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pretende convocar mais 500 monitores aprovados no concurso para a Secretaria de Educação. A informação foi confirmada pelo chefe do Executivo distrital à coluna Grande Angular nesta sexta-feira (21/7).

A decisão do governador ocorre após o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) ampliar o prazo de validade do concurso para monitores, secretários e servidores de apoio da Secretaria de Educação.

O GDF havia considerado que o concurso venceria em 22 de junho, portanto, não seria mais possível fazer novas nomeações oriundas do certame após essa data.

Na última quarta-feira (19/7), porém, o TCDF entendeu que houve um equívoco no cálculo do prazo e estendeu a validade do concurso até 31 de julho.

A decisão do TCDF atende a um pedido do deputado distrital Jorge Vianna (PSD), que apontou uma falha na contagem do prazo de validade do concurso. O DF teria desconsiderado a data correta do fim do estado de calamidade pela pandemia de Covid-19.

“Vi que realmente estava havendo uma interpretação errônea com relação à prorrogação do concurso”, afirmou o parlamentar.

Entenda

Após denúncias de famílias com filhos diagnosticados como pessoas com deficiência (PCDs) sem o apoio de monitores nas escolas públicas, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a nomeação de 2.953 profissionais de educação aprovados no concurso de 2017, em março deste ano. No entanto, grande parte não tomou posse.

No caso dos monitores, o governo chamou 1.861. Desse total, apenas 920 assumiram. Desde então, a Comissão dos Monitores Remanescentes reivindica novas nomeações, incluindo 232 secretários e 187 servidores de apoio administrativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?