metropoles.com

Ibaneis pensa em fatiar Casa Civil e recriar Secretaria de Governo

Marcelo Galvão, irmão da procuradora-geral do DF, é cotado para a nova pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) pensa em fazer uma minirreforma na estrutura do Palácio do Buriti. A ideia é recriar a Secretaria de Governo, fora do escopo da Casa Civil.

Para a pasta, Ibaneis convidou José Humberto Pires, ex-secretário na gestão José Roberto Arruda (PR). O empresário, contudo, está reticente. Já recusou ingressar na linha de frente do GDF no início da administração do emedebista e tem, nos últimos meses, atuado como conselheiro do chefe do Executivo.

Marcelo Galvão seria o nome cotado para a Casa Civil. O advogado, que compôs a equipe jurídica durante o governo de transição, foi procurador-geral do DF e é irmão da atual titular do cargo, Ludmila Lavocat Galvão.

No caso de José Humberto, principal incômodo é com a exposição que um cargo oficial traria. Na época da Operação Caixa de Pandora, que varreu a cúpula do governo Arruda do poder, o nome de Zé Humberto, como é conhecido, chegou a ser citado pelo delator do esquema, Durval Barbosa.

No entanto, não foram encontradas provas contra ele: Zé Humberto não responde a ações no âmbito da Pandora.

A indicação de Zé Humberto divide o primeiro escalão de Ibaneis. Uma turma mais antiga o considera bom nome para o posto. Mas parte do grupo que trabalha mais próximo ao governador acha que o ingresso oficial do empresário ao núcleo do Buriti trará desgaste para Ibaneis.

No fim de semana, viralizou, em grupos de WhatsApp, link com matéria antiga vinculando o nome de Zé Humberto à Pandora, num movimento claro para enfraquecê-lo.

Se depender de Ibaneis, porém, o governador vai trabalhar no sentido de convencê-lo a aceitar o convite. O emedebista tem gostado do estilo “gerentão” do conselheiro.

Desde que Eumar Novacki deixou a Casa Civil, no último dia 13, a principal pasta do GDF é chefiada interinamente por Gustavo Rocha, atual secretário de Justiça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?