Ibaneis pede para Lula dar reajuste à Segurança do DF ainda em maio
O governador Ibaneis Rocha solicitou ao presidente que assine a medida provisória com reajuste de 18% para policiais e bombeiros
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assine a medida provisória com concessão de reajuste salarial de 18% para as forças de segurança do DF ainda neste mês de maio.
Em ofício direcionado a Lula, assinado nesta quarta-feira (10/5), Ibaneis encaminhou informações adicionais solicitadas pelo governo federal sobre a recomposição salarial.
“Por fim, solicito, obsequiosamente, que a recomposição do reajuste das forças de segurança do Distrito Federal (PCDF, PMDF e CBMDF) seja levada a efeito por medida provisória, considerando a previsão para entrada em vigência ainda neste mês de maio, conforme cálculos orçamentários constantes nos autos”, escreveu o governador do DF.
Os cálculos do Governo do Distrito Federal demonstram que o impacto orçamentário da recomposição salarial para policiais civis, militares e bombeiros, em 2023, será de R$ 999,6 milhões, se o aumento for aplicado com data retroativa a 1º de maio.
Na última sexta-feira (5/5), o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, recebeu uma comitiva de representantes do Governo do DF e parlamentares para tratar do pedido de reajuste das forças de segurança.
Cappelli tem familiaridade com o tema porque esteve à frente da gestão da área por 24 dias, durante a intervenção federal na Segurança Pública do DF após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Welligton Luiz (MDB), diz que há expectativa de que o aumento seja aplicado “o mais rápido possível”. “Quero agradecer o deputado Hermeto e o deputado Roosevelt pelo entendimento e dizer que estamos mais próximos do que nunca dessa vitória”, afirmou.