metropoles.com

Ibaneis mobiliza partidos e parlamentares para manter FCDF

Ibaneis tenta criar frente ampla com parlamentares da base e oposição para tentar barrar proposta do governo federal que altera FCDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)
Ibaneis Rocha 9
1 de 1 Ibaneis Rocha 9 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> (@hugobarretophoto)</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem mobilizado partidos e parlamentares com objetivo de criar frente ampla contra a proposta do governo federal para mudar o cálculo do reajuste anual do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

Ibaneis afirmou que obteve apoio do PSD, nesta segunda-feira (2/12), após conversar com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. “Vinha conversando com ele desde a semana passada e não esperava outra decisão do presidente Kassab e da bancada do PSD no Congresso. Brasília e o Brasil agradecem. Eu, particularmente, me sinto honrado com esse reconhecimento à nossa capital”, disse o governador.

O titular do Buriti informou também aguardar o posicionamento do MDB, PP, Republicanos e União Brasil, bem como de parlamentares do PL, no mesmo sentido.

“Aguardo que o meu partido, o MDB, o partido da vice-governadora Celina Leão (PP), o Republicanos – que compõe a nossa base de sustentação com três deputados federais, Fred Linhares, Julio Cesar e Gilvan Máximo, além da nossa querida senadora Damares – bem como o PL, da deputada Bia Kicis e do deputado Alberto Fraga, e do senador Izalci Lucas, venham fechar questão contra esse absurdo posto pelo governo federal. O deputado distrital Eduardo Pedrosa também se comprometeu a buscar apoio do União Brasil”, declarou Ibaneis.

O governador ainda está empenhado em obter posicionamento contrário à alteração do Fundo Constitucional por parte de deputados e senadores de partidos de oposição a ele. “Esperamos ainda, em defesa da capital, contar com o apoio, senão da bancada, pelo menos dos deputados e senadores que hoje estão na oposição ao nosso governo. Friso, oposição ao nosso governo, e não da nossa capital”, disse.

De acordo com a Secretaria de Economia do DF, o valor do Fundo Constitucional previsto para 2025 é R$ 25.078.223.160,78. Se o cálculo para o repasse anual fosse feito a partir do IPCA, como o governo federal propõe, o aporte seria de R$ 12.353.615.829,36.

Atualmente, o FCDF é corrigido todos os anos conforme a variação da receita corrente líquida (RCL) da União. A ideia do governo federal é que o fundo seja reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?