Ibaneis manda tirar cerca do Bosque dos Tribunais, perto do STJ e TST
Ibaneis determinou a retirada das grades ao redor do Bosque dos Tribunais, na altura da L4 Sul, uma das principais vias do Plano Piloto
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), mandou retirar as grades que cercavam o Bosque dos Tribunais, próximo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A cerca alta e azul, na altura da L4 Sul, uma das principais vias do Plano Piloto, chamou a atenção do governador enquanto ele passava de carro pelo local, nesse domingo (24/11). Ibaneis reprovou a medida por entender que as grades destoam da arquitetura da capital federal, que prioriza os espaços amplos e abertos.
“Foi uma iniciativa da Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital] na intenção de proteger o bosque. Não é uma iniciativa ruim, mas, na minha visão, destoa da arquitetura de Brasília, da liberdade que temos nas nossas áreas verdes”, disse Ibaneis à coluna Grande Angular.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, afirmou que a companhia colocou 50% das cercas previstas para proteção da área, mas irá retirar os itens em até dois dias, após a determinação do governador. As grades voltarão para o pátio da Novacap e devem ser utilizadas em outros locais públicos, como escolas, creches e hospitais, segundo Leite.
O cercamento fazia parte da revitalização do Bosque dos Tribunais, que inclui plantio de espécies do cerrado, calçada para pedestres e limpeza, de acordo com o presidente da Novacap.
“É um bosque maravilhoso, só de espécies do cerrado. Fizemos o plantio de mudas, a calçada e limpeza da área, que tinha depósito de lixo, entulho, ataque de espécies invasoras, como formigas. Mês que vem vamos inaugurar o bosque”, afirmou.